Fonte: Jornal do Momento

Acesse matéria original: Clique aqui. 

Data: 24/01/2023

Através da metodologia STEAM, as oficinas desenvolvem conceitos de inovação e tecnologia, promovendo a igualdade de oportunidades para os alunos da rede pública de ensino.

Às vésperas do Dia Internacional da Educação (24), vale destacar a sala de aula onde mais de 120 crianças e adolescentes de quatro comunidades das cidades de São Bernardo do Campo e Diadema, região metropolitana de São Paulo, transformam balas de goma em formas geométricas em 3D, elásticos e canudinhos em instrumentos musicais e papelão em mãos mecânicas. Estes e muitos outros projetos são desenvolvidos pelos participantes da Instituição Assistencial Meimei (IAM).
Dentre mais de 20 oficinas socioeducativas, a organização promove educação de qualidade para mais de 275 alunos, sendo 120 que frequentam o Espaço Maker. Em 2022, a oficina desenvolveu os conceitos de inovação e tecnologia ausentes na grade escolar dos participantes que em sua totalidade são da rede pública de ensino. Para 2023, são esperados 190 alunos.

“A cultura maker, robótica e empreendedorismo são algumas das áreas que identificamos em nosso planejamento estratégico como fundamentais na formação voltada para o futuro. Assim, desde o início de 2022, inauguramos as oficinas, preparando essas crianças para acessarem as oportunidades de um mercado que será cada vez mais tecnológico”, esclarece Graziela Bernardo Mota, vice-presidente da IAM.

Através da metodologia STEAM — estudo nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática –, alunos de 4 a 17 anos de idade são estimulados a desenvolverem a criatividade, análise crítica, resolução de problemas, trabalhos em equipe e empreendedorismo. Tudo isso com uma programação especial para cada faixa etária que conta com um baú maker com ferramentas de desenvolvimento das atividades, kits de robótica e consultoria pedagógica no planejamento das aulas.

Os participantes também integram a Assembleia Legislativa do Espaço Maker, a “ALEM”, criada para gerar coletividade, senso de pertencimento e responsabilidades acerca das atividades das oficinas ao longo do ano.

Para o educador maker da IAM, Gabriel Atali: “as oficinas estimulam a autonomia do estudante, a interação e resolução de problemas em grupo, resultando em outras formas de ver e interagir com o mundo, a família e a comunidade”, conclui.

Sobre IAM Meimei

IAM é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos, que há mais de 40 anos oferece suporte social para crianças, adolescentes, famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica, nas cidades de São Bernardo do Campo e Diadema, região metropolitana de São Paulo. O propósito da instituição é a transformação social pela educação através de oficinas socioeducativas que capacitam as crianças e adolescentes nas competências essenciais para o futuro. Atualmente, a instituição atende 275 crianças e adolescentes, além de oferecer atendimento social às suas famílias