IAM – Dia da escola

Em 15 de março celebramos o Dia da Escola, que tem um papel fundamental na vida de todo cidadão. O impacto das escolas vai muito além da sala de aula. Não é apenas a nossa vida acadêmica que é formada no ambiente escolar, mas também nosso desenvolvimento pessoal, profissional e cidadão.

 

Surgimento da escola no Brasil e sua importância

Os Jesuítas chegaram ao Brasil em 1549, com a Companhia de Jesus, coordenada pelo padre Manuel da Nóbrega. A primeira escola do Brasil foi fundada no mesmo ano, em Salvador. O objetivo dos jesuítas era difundir a fé católica, sendo assim, a missão deles no Brasil envolvia a catequização dos índios.

A primeira escola de São Paulo e segunda do país foi fundada em 1554, chamada de Colégio do Meninos de Jesus de São Vicente.

Os padres jesuítas ensinavam os índios a ler, escrever, matemática e a doutrina católica. Uma das pessoas mais importantes no processo de educação no país foi o padre José de Anchieta.

Popularmente conhecido como Padre Anchieta, chegou ao Brasil em 1553. O sacerdote se interessou pela língua dos nativos e se empenhou a aprendê-la. Saber a língua dos nativos era fundamental, afinal, seus textos e apresentações eram criados na língua nativa, assim facilitava a conversão ao cristianismo.

Em 1759, os jesuítas foram expulsos do Brasil, e o Ensino laico com as Aulas Régias foi instituído. Mesmo com as igrejas não sendo responsáveis pelo ensino nas escolas, o ensino religioso permaneceu nas aulas.

 

A importância do ambiente escolar

A escola é o primeiro local em que convivemos socialmente fora do contexto familiar, e proporciona um espaço onde crianças e adolescentes aprendem a dividir, escutar, a se manifestar e definir valores próprios.

O dia da escola surgiu para que reconheçamos a importância da instituição em nossas vidas, na nossa formação como cidadãos. Além disso, a escola é formada pela comunidade onde está inserida, então, além de formar e proporcionar conhecimento, é ainda um local de integração.

E para celebrar esse dia, veja algumas atividades que costumam ser realizadas para comemorar a data:

– Eventos com a presença dos pais na escola para estimular a comunicação entre família e escola;

– Atividades envolvendo pinturas e desenhos relacionados à escola;

– Concurso de redação sobre a importância do ensino e da escola;

– Brincadeiras em grupos que incentivem a democracia;

– Atividades que integrem funcionários, alunos e responsáveis;

– Um dia de palestras com ex-alunos falando sobre a importância da educação.

 

Educação de jovens e adultos

Quando pensamos na escola, lembramos de um espaço de ensino para crianças a jovens. Porém, o objetivo da escola é levar conhecimento e formação a todos.

Existem milhares de pessoas que infelizmente, não tiveram condições de frequentar a escola quando crianças. Para solucionar essa questão, algumas escolas possuem sistemas de formação escolar, como a Educação para Jovens e Adultos (EJA).

São alunos acima de 18 anos que não concluíram antes os estudos. Cada módulo tem duração de 6 meses e representa uma série. A formação deve durar, aproximadamente, 1 ano e meio.

Na IAM, a educação é nossa maior prioridade pois a reconhecemos como o principal agente transformador de uma sociedade. Acesse nosso site e saiba mais sobre nossa atuação.

Apoie a causa da IAM e faça uma doação nos ajudando a continuar a levar educação de qualidade para as crianças. Clique aqui e doe agora.