Dicas para estimular a criatividade das crianças

Dicas para estimular a criatividade das crianças

A criatividade é uma das habilidades essenciais ao longo de toda a nossa vida e o ideal é que seja estimulada desde a infância. Aliás, nessa fase ela surge de forma natural e para que essa capacidade não se perca à medida em que os pequenos crescem, é fundamental proporcionar atividades que despertem a criatividade das crianças. Vamos saber mais neste conteúdo da IAM.

 

Capacidade criativa das crianças

É sabido que as crianças têm grande imaginação, além de facilidade para aprender diferentes conteúdos, porém, estudos apontam que essa capacidade vai sendo reduzida com o passar do tempo. Isso pode ser observado desde a aquisição de conteúdos currículares como aprendizado de novas línguas até habilidades motoras como a dança, por exemplo.

Essa diminuição gradativa pode ter diferentes origens, mas podemos destacar algumas de maior relevância como:

  • a comparação que muitos pais ou professores fazem entre as crianças, o que acaba por alimentar inseguranças e complexos de inferioridade;
  • a exposição excessiva a jogos tecnológicos que nem sempre prendem a atenção das crianças de maneira saudável;
  • a não valorização de habilidades ou características individuais. Esse tipo de conduta acaba por enaltecer somente comportamentos padrão, depreciando qualquer tipo de iniciativa de ser original e vê o que é “diferente” como inadequado.

 

Alternativas para estimular a criatividade das crianças

Tal habilidade deve ser explorada não apenas na escola, mas também no ambiente familiar. Pais e educadores devem realizar um trabalho conjunto que vise desenvolver, através da criatividade, outras competências como a autonomia e a capacidade de solucionar problemas. Confira, a seguir, algumas dicas que podem ajudar a trabalhar a criatividade dos pequenos.

 

Movimentos livres

A liberdade para se expressar livremente está associada ao potencial criativo. Assim, brincadeiras que favoreçam movimentos livres e intensos como brincar de pega-pega e até exercícios de alongamento auxiliam no pensamento multitarefa e até no desempenho da memória.

 

Tempo ocioso

Há sempre certa resistência quando se defende o ócio criativo. Isso porque vivemos uma era em que a produtividade incessante é sinônimo de bom aproveitamento. Muitos pais preenchem o tempo dos filhos com inúmeras atividades, como aulas de música, dança, futebol e idiomas, não restando muito tempo para o lazer.

Manter as crianças excessivamente ocupadas pode desencadear esgotamento mental e crises de ansiedade. O mais saudável é optar por algumas dessas atividades  e em períodos alternados para garantir o descanso mental necessário.

 

Permita que ele busque soluções para problemas

É natural que diante de desafios os pais tomem à frente para solucioná-los. Mas é importante que os filhos, pouco a pouco, busquem respostas para os seus problemas. Incentive-os a raciocinar sobre as possíveis alternativas e avaliem qual delas é a melhor solução. Isso vai ajudá-los a se tornarem adultos confiantes e independentes.

 

Estimule a imaginação

As crianças têm uma capacidade natural de criar histórias fantasiosas, ricas em repertório e cheias de detalhes. Incentive essa habilidade através de livros, filmes e brincadeiras como contação de histórias e de teatro que desenvolvem também outras habilidades como a expressividade e a interação social.

 

Aqui na IAM a criatividade é desenvolvida em todas as nossas iniciativas. Atualmente, temos pelo menos 30 oficinas ativas em diferentes áreas, que incentivam centenas de crianças e adolescentes a desenvolverem essa habilidade  fundamental para a sua formação. Quer saber mais? Acesse o site da IAM e conheça os nossos projetos.