5 características de um bom empreendedor que podemos desenvolver nas crianças

 

Quem disse que empreender é coisa só pra gente grande? Incentivar essa habilidade nas crianças pode ajudá-las a crescerem mais seguras, terem visão estratégica e mais clareza sobre  seus objetivos futuros, como a escolha da profissão e outras decisões importantes na vida. Neste conteúdo, a IAM selecionou cinco características de um bom empreendedor que podem ser aprendidas desde a infância. Confira!

 

Empreendedorismo: o que é?

Existem muitas definições sobre empreendedorismo apresentadas por empresários, economistas e sociólogos, mas, de acordo com o Dicionário Aulete Caldas, empreender significa “pôr em prática, realizar, experimentar, procurar fazer, tomar iniciativa de ação, tarefa, realização (…)”. Em outras palavras, é identificar oportunidades transformando-as em soluções.

No Brasil, ouve-se muito a expressão “empreendedorismo”, afinal, a cultura empreendedora por aqui já é uma realidade consolidada. Segundo um estudo realizado pela FIRJAN, cerca de 76% dos jovens brasileiros sonham ter seu próprio negócio.

Porém, abrir a própria empresa, embora seja a referência imediata quando pensamos em empreendedorismo, não é a única possibilidade. Empreender é um comportamento que pode ser adotado também em outros contextos como em ambientes corporativos ou em projetos sociais, por exemplo.

Seja qual for o cenário, o que vale é pôr em prática uma postura empreendedora. É esse fator que faz a diferença e que pode ajudar a alcançar resultados satisfatórios em um projeto.

Mas como ajudar as crianças a desenvolverem desde cedo uma atitude empreendedora? A seguir, confira nossa lista com as cinco principais características de um bom empreendedor e como podem ser ensinadas ainda durante a infância.

 

5 características do bom empreendedor

 

1 Persistência

Empreender é sempre um desafio e o caminho para o sucesso pode ser repleto de altos e baixos. Ser persistente e não se deixar abater pelos obstáculos é uma das principais qualidades dos empreendedores de sucesso.

 

2  Ter metas claras

Para mensurar o bom desenvolvimento de um projeto ou de um negócio, é preciso saber avaliar os resultados obtidos. Só assim é possível ter clareza sobre estar no caminho certo ou recalcular a rota, se necessário.

 

3 Continuar estudando

Manter-se atualizado é essencial para um bom empreendedor. Assim, é possível manter-se informado sobre as novidades do mercado, além de conseguir competir em pé de igualdade com os concorrentes.

 

4 Disciplina e comprometimento

É impossível alcançar resultados excelentes em qualquer área da vida sem essas duas características. São esses esforços que ajudam o empreendedor a manter o foco no resultado e que servem também como exemplo e inspiração a outros membros da equipe.

 

5 Identificar oportunidades

Além das características anteriores, essa é uma das principais habilidades dos empreendedores. Ao identificar oportunidades, é possível compreender como atender às necessidades do seu público, seja suprindo uma determinada demanda ou colaborando para o desenvolvimento da comunidade / de um grupo. Para isso, é preciso estar atento e ter um olhar estratégico.

Na oficina de empreendedorismo, ministrada pela IAM através do Programa Geração de Futuro, são trabalhados temas diversos, visando desenvolver habilidades como: empatia, gestão do tempo, inteligência emocional, análise críticas e tantas outras características necessárias para a autogestão e protagonismo no mundo do trabalho.

O propósito da IAM é a Transformação Social pela Educação, pois acreditamos que este é o melhor caminho para a construção de um futuro melhor e menos desigual inclusive de oportunidades relacionadas ao universo do trabalho.

Ajude a IAM a continuar promovendo a educação e oportunidades para 275 crianças e suas famílias.

Doe agora mesmo clicando aqui

Ou entre em contato conosco: WhatsApp (11) 98943-2846 – Telefone: (11) 4176-8600