Lixo é luxo, quem nunca ouviu essa frase? Afinal, ressignificar objetos dando uma nova cara ou função é uma atitude consciente e sustentável. Vamos descobrir neste conteúdo da IAM como o reaproveitamento criativo de utensílios pode resultar em peças super originais e até em uma fonte de renda.
Consumo consciente = menos lixo
Ignorar que existe todo um caminho percorrido por um objeto após seu descarte há tempos não é mais um hábito aceitável. Pensar que ao depositá-lo na lixeira, aquele resíduo ou objeto não é mais responsabilidade nossa é um grande engano. Por isso, repensar nossos hábitos de consumo é o primeiro passo para viver de forma mais sustentável.
O Brasil é o 4º maior produtor de lixo no mundo e somente 2% desses resíduos são reciclados. E, como sabemos que a mudança começa em nós, que tal adotar hábitos simples no seu dia a dia, mas que gerarão um grande impacto na preservação do nosso meio ambiente?
- Reduza o uso de descartáveis: copos, talheres, canudos e pratos plásticos podem ser evitados na maioria das vezes.
- Substitua as sacolas plásticas: no lugar delas, adote as sacolas de tecido, as chamadas ecobags e, para compras maiores, utilize o bom e velho carrinho de feira.
- Evite comprar garrafas plásticas de água: aqui vale a mesma regra da redução de descartáveis. Dê preferência às garrafas de inox que ajudam a manter a temperatura da água por mais tempo.
Coleta seletiva de lixo
Agora que já sabemos como produzir menos lixo, é hora de entender a melhor conduta para descarte daquele montante que, inevitavelmente, produzimos. E é aqui que entra a coleta seletiva de lixo.
Essa é uma prática que consiste na separação dos materiais tendo como critério a sua composição. Depois de separados, cada tipo de resíduo é encaminhado para um processo de reciclagem. Entre os materiais que podem se reciclados estão: vidros, embalagens longa vida, papel, papelão, plásticos e metais.
Como reaproveitar objetos
Além de contribuir com o bem do planeta, o reaproveitamento de itens domésticos é uma ótima forma de economizar e também de gerar renda-extra. Afinal, você pode transformá-los em novos objetos e vendê-los:
- Aquelas toalhas mais velhas, por exemplo, também podem se tornar roupas para os próprios animais de estimação ou serem vendidas com essa finalidade.
- Garrafas de vidro podem ser customizadas e se transformarem em lindas luminárias ou em vasos decorativos
- Caixotes ou pallets de madeira podem ser reformados e vendidos. Esse tipo de móvel faz o maior sucesso e existe uma grande procura
- As sobras de tecidos podem ser recortadas e costuradas uniformemente e virarem descanso de copos.
E se você estiver procurando algum lugar para levar peças de roupas, calçados, moveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos para doação, desenvolvendo hábitos mais sustentáveis, a IAM possui o “Bazar IAM”, onde todos os meses dezenas de doações são reaproveitadas Após um processo de triagem, os materiais doados passam por uma reforma e higienização para depois serem expostos para venda, tendo sua renda revertida para projetos da entidade. Faça a sua parte!
Caso deseje doar entre em contato com nossa central de doações pelos números:
Clique no link – Whatsapp ou anota: 11 98943-2846 – Telefone: 11 4176-8600.