Como trabalhar o autoconhecimento nas crianças

Acolher os próprios sentimentos e reconhecê-los é um desafio para todos nós, mas principalmente para as crianças, que ainda não sabem lidar com o que sentem. Por isso, ajudá-las a desenvolverem o autoconhecimento na infância é um importante papel da família e da escola. Leia este conteúdo da IAM e entenda como auxiliá-las.

 

Autoconhecimento na infância

Podemos definir autoconhecimento como uma capacidade de compreender e identificar os sentimentos experimentados nas mais variadas situações. Quando se aprende a reconhecê-los, o ser humano poderá ter a oportunidade de descobrir quais situações os desencadearam e como administrá-los. E quanto antes aprender a lidar com essas emoções, mais emocionalmente saudável essa pessoa será.

Nossa estabilidade emocional será colocada à prova ao longo de toda a vida, em diferentes contextos. Por isso, começar a desenvolver essa consciência emocional já nos primeiros anos de vida é fundamental.

Por que o autoconhecimento deve ser desenvolvido na infância?

Vale ressaltar que o autoconhecimento é importante em qualquer etapa da nossa vida e em todas as áreas como famil iar, amizades, relacionamentos, estudos e trabalho. Ao desenvolvê-lo nos tornamos capazes de:

– Entender e nomear as próprias emoções.

– Ter autocontrole.

– Valorizar nossas qualidades.

– Reconhecer nossas limitações para ultrapassá-las.

– Lidar com frustrações diante de situações que fogem do nosso controle.

– Ser capaz de solucionar problemas.

 

Como ajudar as crianças a desenvolverem o autoconhecimento?

O autoconhecimento é um processo que nunca se encerra. Até o final da vida vamos nos deparar com situações desafiadoras, mas podemos ajudar as crianças desde cedo a exercitarem sua consciência emocional em diversas situações cotidianas.

Uma das maneiras de incentivar o autoconhecimento nas crianças é permitir que elas expressem o que sentem. Emoções negativas como raiva, medo, tristeza não devem ser negligenciadas ou vistas como “manha”. Ao se interessar pelas emoções da criança, permitindo que ela as nomeie, você estabelece uma relação de confiança que a ajudará a se sentir mais segura e não ter vergonha do que sente.

Uma outra forma de ajudar as crianças a entrarem em contato com seus próprios sentimentos é a contação de histórias. Vocês podem formar rodas de conversas, contando uma história baseada em um livro de ficção ou começar uma história espontaneamente e incentivar que as crianças participem, criando personagens com suas características físicas e emocionais e situações. Esse exercício permite que as crianças reflitam sobre as necessidades e emoções de outras pessoas, colocando em prática valores importantes como a empatia e a resiliência.

 

O autoconhecimento é um dos pilares de todos os projetos da IAM. Atualmente, temos cerca de 30 oficinas que ajudam a desenvolver habilidades comportamentais como autonomia, senso crítico, autoestima, empatia e solidariedade, necessárias para a formação de um ser humano íntegro e emocionalmente saudável.

E se você deseja contribuir para que elas tenham esta oportunidade, doe agora e nos ajude a continuar a levar educação de qualidade para as crianças. 💙💚💛

Caso deseje doar entre em contato com nossa central de doações pelos números:

Whatsapp: 11 98943-2846 – ou Telefone: 11 4176-8600.

#amigosdaiam #geraçãodefuturo #solidariedade #educação

#diadoadolecente #geracaodefuturo #programageracaodefuturo