Muito se fala sobre o desenvolvimento das habilidades e competências que ajudam as crianças em seu aprendizado escolar. Mas você sabia que a inteligência emocional é uma das habilidades que mais têm impacto nesse processo? Neste conteúdo da IAM, vamos saber mais sobre o assunto e como ajudar os pequenos, desde cedo, a desenvolverem essa capacidade que certamente fará a diferença em todas as áreas da vida. Confira!

 

O que é inteligência emocional?

Pode ser definida como a capacidade que a criança adquire de identificar suas emoções e como consegue lidar com elas. Ao desenvolvê-la, ela melhora sua maneira de se relacionar com o mundo à sua volta e consegue expressar seus sentimentos a familiares e amigos.

Por isso, ajudar os pequenos a desenvolverem essa capacidade é de máxima importância para que eles cresçam de uma maneira saudável do ponto de vista emocional, além de terem uma boa convivência com aqueles que fazem parte do seu dia a dia.

 

 

Sinais de que a criança ainda não tem inteligência emocional

Alguns indícios podem apontar a ausência desta capacidade nas crianças. Confira quais são esses sinais:

Acessos de raiva

Há crianças que apresentam acessos de raiva sem motivo aparente ou então com uma reação desproporcional a certas situações.

 

Dificuldade para se expressar em palavras ou pedir ajuda

Muitas crianças não se sentem seguras para expressarem como se sentem ou mesmo não conseguem distinguir suas próprias emoções.

Em outros casos, podem ter receio de pedir ajuda em situações como dever de casa ou aprenderem algo novo. Assim, é necessário estabelecer um diálogo com a criança para que que ela sinta que está em um ambiente seguro e acolhedor, com pessoas que respeitem suas emoções.

 

 

Falta de empatia

Não se colocar no lugar de uma outra pessoa e sempre considerar somente suas próprias necessidades é um sinal claro de falta de empatia. Observe se existe esse comportamento da criança nas interações com amigos e familiares.

 

Como as crianças podem desenvolver a inteligência emocional?

Confira a seguir algumas alternativas para  facilitar esse aprendizado para as crianças:

Seja o exemplo

Sabemos que as crianças estão sempre de olho no nosso comportamento, já que somos sua referência mais próxima. Por isso, é importante que ela veja com naturalidade e desde cedo um ambiente emocionalmente saudável em casa.

 

Ensine sobre frustrações e resiliência

Muitos pais têm o impulso de protegerem os filhos de frustrações cotidianas. Mas essas são excelentes oportunidades de mostrar que o mundo nem sempre irá retribuir às nossas vontades. Esse exercício desde cedo ajudará a criança a enfrentar com mais maturidade e resiliência as situações que surgirem.

 

Incentive que ele comunique suas emoções

Infelizmente, muitas vezes nós crescemos aprendendo que os sentimentos ruins devem ser reprimidos, escondidos. Mas isso não faz com que eles desapareçam. Pelo contrário, muitas vezes eles vêm à tona tempos depois em proporções que mal sabemos lidar.

Por isso, é fundamental ensinar aos pequenos que sentimentos “negativos” como ciúme, medo, decepção e tristeza são naturais e todos sentem, inclusive os adultos.

Incentive que ele pense sobre o que aquela emoção desperta, os motivos que a causaram e como lidar toda vez que ela voltem a surgir.

 

Utilize ferramentas como esportes e artes

Esses são instrumentos excelentes para lidar com diferentes emoções. Através das artes, os pequenos podem se expressar por meio da dança, teatro, música ou pintura, que o ajudarão a entender os sentimentos que são despertados através destes recursos.

Nos esportes, emoções como competitividade, senso de coletividade e resiliência diante de possíveis derrotas também são trabalhados.

Na IAM, a inteligência emocional faz parte do pilar Ser Integral e é trabalhada através de atividades socioemocionais que fornecem ferramentas para o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao comportamento humano, favorecendo a troca de experiências e vivências, o respeito, a solidariedade, à escuta, autonomia, consciência crítica, autoestima e empatia. Na Instituição, as atividades ainda são ferramentas para o fortalecimento de vínculos das crianças com seus familiares e com a comunidade.

Saiba mais sobre as ações da IAM que todos os meses contribuem com o a educação e bem-estar de 300 crianças e jovens.

Faça uma doação agora mesmo e apoie esta iniciativa: https://instituicaoassistencialmeimei.colabore.org/doeagora/people/new