Empreender é o sonho de muitos profissionais e pode ser motivado por diferentes razões. Seja pelo desejo de ter uma carreira “independente” sem chefes ou mesmo pelas circunstâncias da vida, a verdade é que no Brasil o número de novos empreendedores cresce a cada ano.

De acordo com um levantamento feito pelo Sebrae, em 2021 houve um aumento de 19,8% de novos empreendimentos formalizados, em comparação ao ano anterior. E se você também é um potencial novo empreendedor ou mesmo se já está neste caminho, saiba que  continuar elevando a qualidade do seu produto ou serviço e se aperfeiçoando como profissional é um dos fatores essenciais para ser bem-sucedido.

E entre os muitos aprendizados que um empreendedor precisa aplicar em seu dia a dia, o Estudo de Mercado é, certamente, um dos essenciais. Neste conteúdo da IAM você vai aprender a importância deste conhecimento e como aplicá-lo para obter mais resultados no seu negócio.

 

Estudo de mercado: por onde começar?

Uma das primeiras informações de que um empreendedor necessita para alcançar seus clientes em potencial é conhecer bem o seu público.

Essa informação é tão importante que antecede o próprio empreendimento. Afinal, como saber de que forma vender o seu produto ou serviço sem saber com quem você está falando?

Todas as decisões estratégicas do negócio têm relação direta com o público a ser atingido, seja em ações de marketing, venda, pós-venda, remarketing, entre outras.

 

Como conhecer meu público-alvo?

O público-alvo é composto por um grupo de pessoas mais propensas a se interessarem pelo produto que a sua empresa oferece. Algumas informações fundamentais para definição deste público são:

  • Gênero;
  • Idade;
  • Poder aquisitivo;
  • Interesses;
  • Preferências.

Entender as especificidades de seu público certamente irá te ajudar a desenvolver uma estratégia mais assertiva na hora de se comunicar com ele. Aliás, como consumidor, você já reparou que é muito mais fácil ficarmos inclinados a comprar algum produto de alguém que parece saber exatamente o que precisamos ou queremos? Esse é o resultado de um bom estudo de mercado.

É por isso que querer alcançar um público amplo acaba sendo contraproducente. Porque uma mensagem genérica acaba por ser muito superficial, ou seja, pode até alcançar mais pessoas, mas dificilmente tocará a “dor” ou o desejo de quem de fato interessa para a sua empresa. É como aquela frase que diz “quem fala com todo mundo, na verdade, não fala com ninguém”.

 

Análise de mercado

Depois de definir o seu público, é hora de analisar o seu mercado de atuação. Uma das formas de se fazer isso é lançando uma campanha voltada ao seu público-alvo para observar como ele se comporta diante de seu produto.

Um bom estudo de mercado deve contemplar os seguintes aspectos:

  • Identificar as necessidades dos clientes para satisfazê-las.
  • Calcular a quantidade necessária de produtos.
  • Identificar as possíveis objeções e desafios para aceitação do produto.
  • Definir os canais mais eficientes de comunicação para divulgá-lo.
  • Conhecer as características dos produtos dos concorrentes.

Para buscar informações sobre o seu mercado e seu público, a internet é uma ótima fonte e conta com diversos sites que compartilham informações. Vale a pena separar um tempo para colher a maior quantidade de informações possível e estudar estes dados.

Assim, um bom estudo de mercado pode te ajudar a reduzir custos e a poupar energia tendo mais foco em itens que realmente despertem o interesse de seu público. Ele é uma ferramenta fundamental antes do lançamento oficial de um produto ou serviço.

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