Começar o próprio negócio é o sonho de muitas pessoas. Mas para dar o pontapé inicial rumo a esta empreitada é preciso se preparar. Neste conteúdo exclusivo da IAM, você vai descobrir o que é essencial para empreender do jeito certo. Leia o artigo na íntegra!
Empreender: por onde começar?
Se você é um novo empreendedor, saiba que faz parte do time formado por 2,7 milhões de brasileiros. De acordo com o Portal Comunique-se, esse é o índice de empresas abertas somente em 2022.
Mas não basta somente ter uma ideia de negócio e um sonho a ser realizado, é preciso saber como tirar isso do papel para executar seu plano de negócios de maneira eficiente. Descubra como a seguir com as dicas da IAM.
Para iniciar um negócio é necessário elencar quais são os recursos mínimos necessários para dar os primeiros passos, levando em consideração:
Recursos físicos: Seu negócio será online ou terá uma sede presencial? Se houver uma sede presencial, você já tem este espaço disponível? Terá que pagar um aluguel?
Estoque: Seu negócio envolverá a venda de algum produto? Se sim, qual é o estoque mínimo para começar? Se seu negócio será um serviço, existem materiais que precisa ter em estoque para começar este negócio?
Recursos humanos? Para seu negócio começar a funcionar você precisa de colaboradores?
Recursos financeiros: Quanto dinheiro você precisa para garantir que todos os recursos necessários para começar o seu negócio estejam disponíveis? Você tem algum investidor? O seu negócio será financiado com seus próprios recursos?
Recursos legais: O produto ou serviço que você irá comercializar requer alguma licença legal especial?
Além de pensar neste aspectos básicos algumas outras dicas são super valiosas para começar o seu negócio com o pé direito:
Elabore um plano de negócio
Parece um pouco óbvio, mas muitos empreendedores de primeira viagem negligenciam essa parte importante.
Ao criar um bom plano de negócios, você tem mais clareza sobre onde deseja chegar com a sua empresa e assim traçar estratégias bem definidas para alcançar essa meta.
Tenha um diferencial
É muito provável que o seu produto ou serviço já exista no mercado. Assim, para se destacar da concorrência é importante contar com um diferencial.
E isso nem sempre está diretamente associado ao preço. Pode ser a entrega de uma promessa de valor que o cliente não encontra em outras empresas, responsabilidade social, excelência em atendimento e em pós-vendas, entre outros exemplos.
Conheça seu público
Esse é um dos itens de pesquisa que deve compor o seu plano de negócios. É fundamental conhecer o público que você deseja alcançar e quais as “dores” e expectativas dele. Só assim você será capaz de adotar estratégias para desenvolver o melhor produto/serviço e posicionar a sua marca.
Determine quais serão os seus produtos ou serviços
Uma vez que você conheça bem o perfil de seu público-alvo, é hora de definir como criar uma solução que atenda às necessidades dele.
Como dito antes, provavelmente existem muitas empresas concorrentes que irão oferecer aos consumidores algo similar. Por isso, é necessário desenvolver um produto ou serviço que vá além das expectativas, para que o cliente lembre da sua empresa sempre que precisar daquilo que ela oferece.
Desenvolva novas habilidades
Há uma distância entre sonhar ser empreendedor e ter as características de um. Mas como toda habilidade, as de um empresário podem ser aprendidas. Basta ter disciplina, foco, resiliência e determinação. Só assim você saberá cada vez mais sobre sua área de atuação para ter sucesso!
Na IAM, o empreendedorismo é um dos pilares desenvolvidos em nossas oficinas que atendem crianças e adolescentes, mas além disso, sabemos que muitas famílias das crianças e muitos dos clientes do bazar Usados do Bem, sonham em empreender ou já são empreendedores que buscar crescer em seus negócios.
Por isso, a IAM através da série 12 passos para se tornar um empreendedor de sucesso, disponibilizará 12 artigos importantes com dicas valiosas para quem buscar informações sobre estes assuntos.
Então, não perca os próximos passos desta incrível jornada.
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