DEFINA SUA IDEIA DE NEGÓCIO E DIFERENCIAL

Empreender no Brasil é um caminho buscado por muitos profissionais, mas também pode ser um grande desafio. Afinal, no mundo dos negócios é preciso definir o ramo empresarial, a abordagem para atingir o público-alvo e como se destacar em meio a tantos empreendedores.

Por isso, neste conteúdo da IAM você vai descobrir como definir sua ideia de negócio e como ter um diferencial para a sua empresa. Leia o artigo na íntegra!

 

O empreendedorismo no Brasil

Segundo o DataSebrae em 2022, existiam cerca de 19.086.439 empresas abertas no Brasil. E esse número tende a crescer. Muitas vezes, a necessidade de empreender surge como única alternativa para profissionais com dificuldade de se recolocarem no mercado de trabalho.

Esse cenário foi enfatizado nos últimos dois anos com a pandemia, período em que inúmeras empresas fizeram cortes de funcionários. Muitas delas infelizmente precisaram até encerrar suas atividades.

Diante deste contexto, muitas pessoas precisaram empreender, mas também existem aquelas com certa inclinação empreendedora natural e que resolveram colocá-la em prática.

De acordo com relatório do Sebrae, o Brasil já conta com mais de 10 milhões de empreendedores individuais (MEI). Mas a dúvida de muitos desses empresários é: qual ramo de atuação escolher e como me diferenciar da concorrência?

 

Ideia de negócio: como definir?

Essa é a primeira decisão ao considerar empreender: o ramo de atuação. Essa escolha é fundamental e deve ser muito bem pensada, pois é o que vai determinar se a atuação será na área de serviços, comércio ou indústria.

A maneira mais assertiva para tomar esta decisão é considerar qual atividade você gostaria de transformar em um negócio. Assim, neste primeiro momento é preciso levar em consideração os seguintes critérios:

 

Escolha algo relacionado a alguma atividade que goste

Para encontrar realização no trabalho, gostar do que faz é essencial. Afinal, para idealizar, planejar e executar um projeto diariamente é necessário que haja motivação e satisfação.

 

 

Pesquise sobre o ramo

Além de gostar, é preciso ter certeza de que há demanda para tal produto ou serviço, ou seja, é preciso que as pessoas tenham interesse no que você quer oferecer. Assim, leia sobre empresas ou outras iniciativas que já atuem no ramo de seu interesse, qual o desempenho do segmento e se há sazonalidade, ou seja, se há épocas que os negócios vão melhor ou pior durante o ano.

 

Conheça e defina seu público-alvo

Qual é o público que sua empresa vai impactar? Quais as dores e necessidades dele? Estudos e uma boa pesquisa podem te ajudar a encontrar essas respostas.

 

Faça um planejamento

É preciso traçar um plano de negócios a médio e longo prazo. Assim, você pode estimar quais os principais desafios e oportunidades que seu negócio pode encontrar e criar estratégias para alcançar esta meta.

 

Como saber meu diferencial?

Uma coisa é certa: a chance de que o seu ramo de atividade já tenha sido implementado por muitas empresas é quase certa. Assim, como se diferenciar em meio a tantas possibilidades do mercado?

Para definir o seu diferencial, é preciso enxergar além do óbvio. Não basta só oferecer um produto, serviço ou atendimento de qualidade. O cliente de hoje é cada vez mais exigente.

Por isso, proporcionar uma excelente experiência de compra, ter um bom posicionamento nas redes sociais, ampliar os canais de compra ou comunicação e ter criatividade na hora de divulgar o seu produto ou serviço são algumas sugestões valiosas que certamente farão a diferença no seu negócio.

 

Na IAM, o empreendedorismo é um dos pilares desenvolvidos em nossas oficinas que atendem crianças e adolescentes, mas além disso, sabemos que muitas famílias das crianças e muitos dos clientes do bazar Usados do Bem, sonham em empreender ou já são empreendedores que buscar crescer em seus negócios.

Por isso, a IAM através da série 12 passos para se tornar um empreendedor de sucesso, disponibilizará 12 artigos importantes com dicas valiosas para quem buscar informações sobre estes assuntos.

Então, não perca os próximos passos desta incrível jornada.

Siga nosso o Bazar Usados do Bem em nossas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/usadosdobem

Instagram: https://www.instagram.com/usadosdobem/