Neste domingo, dia 15 de maio, é celebrado o Dia Internacional da Família. A data, instituída pela Organização das Nações Unidas, visa promover iniciativas que beneficiem as famílias em suas condições e modos de vida. E para celebrar a importância desta data, a IAM quer trazer uma reflexão sobre o papel da família para a formação moral, ética, social e cultural do indivíduo.
Conceito de família
A família é a instituição mais antiga que existe em nossa civilização. E nossa principal referência de segurança, proteção e afeto.
É importante ressaltar que esses arranjos familiares são possíveis em outros formatos que não sejam, necessariamente o modelo pai, mãe e filhos. Muitos núcleos são compostos por mãe solo e filhos, pai solo, avós e netos, casais homo afetivos, irmãos, amigos que vivem juntos, tios e sobrinhos, tutores e pet e etc.
O papel da família em nossa formação
Seja qual for o modelo, é dentro do núcleo familiar que buscamos abrigo e cuidados primários como a alimentação, o acesso à educação e o desenvolvimento saudável. E é neste contexto familiar que criamos a nossa principal referência de valores essenciais para o nosso desenvolvimento como afeto, respeito, confiança, amizade e proteção.
A existência de um ambiente familiar fortalecido é muito importante, pois é o que favorece uma formação saudável, nos ajudando a nos tornar adultos mais íntegros, independentes, éticos e solidários.
O Dia Internacional da Família também assume um papel inclusivo. Isso porque, embora as outras datas familiares comemorativas como o Dia das Mães e o Dia dos Pais sejam ocasiões válidas para homenageá-los (ou a outras figuras maternas e paternas correspondentes), é preciso cuidado para que nelas não sejam reforçados estereótipos.
Ou seja, aqueles que não tenham os seus pais ou os associem a alguma memória que não desejam, podem sentir-se excluídos dessas comemorações. Por isso, o Dia Internacional da Família é uma ocasião que reforça os vínculos entre todas as figuras parentais importantes para crianças e jovens. Além disso, a família como parte da sociedade se transforma o tempo todo de acordo com as influências, culturais, sociais e até tecnológicas, desenvolvendo novos comportamentos em suas interações.
Na IAM acreditamos que a família é o principal orientador para a formação ética e moral dos novos cidadãos. Em nosso Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos são realizados vários encontros onde os eixos Convivência Social, Direito de Ser e Participação são desenvolvidos visando a formação de uma rede de apoio familiar consolidada.
Pensando nisso é que o propósito da IAM é a Transformação Social pela Educação. A gente acredita que a educação é o caminho para um futuro melhor e a ferramenta mais poderosa para mudarmos difíceis realidades.
Caso deseje doar entre em contato com nossa central de doações pelos números:
Clique no link – Whatsapp ou anota: 11 98943-2846 – Telefone: 11 4176-8600.