Hoje, 5 de junho, é o momento de celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente. E nada melhor do que refletir sobre quais têm sido as nossas práticas de preservação e buscar alternativas para proteger o meio ambiente. Quer saber como? Confira neste conteúdo da IAM.
Dia Mundial do Meio Ambiente: como essa data surgiu?
Entre os dias 5 e 16 de junho de 1972 foi realizada uma conferência pela ONU (Organização das Nações Unidas) intitulada Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano. O evento, que contou com a participação de 113 países, ocorreu na capital da Suécia, Estocolmo, e ficou mundialmente conhecido como a Conferência de Estocolmo.
Mas quais foram as pautas discutidas naquela ocasião? A Conferência representou o primeiro grande encontro destinado ao compartilhamento de ideias acerca dos problemas ambientais da época e quais medidas seriam adotadas para revertê-los.
Os diálogos foram tão produtivos que acabaram por desmembrar outras iniciativas como a criação da Declaração de Estocolmo e também a PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente).
Apesar da relevância de todas essas iniciativas, podemos considerá-las apenas o pontapé inicial de uma mudança, já que muitos problemas ambientais continuam crescendo desde então.
Problemas ambientais que mais preocupam
O comportamento humano continua sendo a maior causa da degradação do meio ambiente. Os maiores problemas ambientais dos dias atuais são:
- Poluição do ar e da água;
- Desmatamento;
- Falta de saneamento básico;
- Crimes contra a fauna;
- Falta de coleta seletiva de lixo;
- Descarte de resíduos feito de modo incorreto;
- Contaminação do solo.
Sabemos que a proteção do meio ambiente deve partir de um esforço coletivo realizado por iniciativas públicas, privadas e pela sociedade civil. Se nada ou pouca coisa mudar, dentro de pouco tempo nossa sobrevivência e de toda a biodiversidade estará seriamente comprometida.
Por que o Dia Mundial do Meio Ambiente é tão importante?
Muito mais do que uma mera lembrança dessa data, o Dia Mundial do Meio Ambiente exige um comprometimento diário para reverter a situação ambiental planetária.
Entre as práticas ambientais que podemos incorporar no nosso dia a dia, podemos destacar:
- Descartar o lixo doméstico adequadamente, inclusive fazendo a coleta seletiva;
- Acumular as roupas para ligar a máquina de lavar com menos frequência, economizando assim energia elétrica e água;
- Plantar uma árvore, ajudando a a recuperar as áreas verdes;
- Não provocar queimadas;
- Usar a luz solar ao máximo, evitando o consumo desnecessário de energia elétrica;
- Desligar equipamentos eletrônicos ou elétricos que não estiverem em uso. Além de economizar a energia elétrica, reduz os riscos de panes por raios;
- Aproveitamento da água da chuva para ações cotidianas como lavagem de calçadas;
- Substituir o uso de carro sempre que possível, optando pelo transporte público, carona, bicicleta ou caminhadas;
- Doar objetos sem uso como roupas, calçados, móveis e brinquedos.
Na IAM, trabalhamos a conscientização da preservação do meio ambiente em nossas oficinas para crianças e jovens. Além disso, o Bazar Usados do Bem recebe doações de objetos, uma atitude que além de evitar o consumo desenfreado de muitos recursos necessários para a confecção desses utensílios, ainda ajuda mais de 275 crianças e suas famílias à mudarem suas histórias.
Caso deseje doar entre em contato com nossa central de doações pelos números:
Clique no link – Whatsapp ou anota: 11 98943-2846 – Telefone: 11 4176-8600.