Nos últimos anos, acompanhamos como a transformação digital vem modificando o nosso dia a dia, inclusive o campo educacional. Com a pandemia, todas as áreas da vida foram impactadas pela tecnologia e a forma de ensinar foi uma delas.   Nesse sentido, surgiu um conceito chamado Educação 5.0 que consiste em unir os conhecimentos em tecnologia às habilidades socioemocionais e comportamentais dos alunos. Quer saber mais? Leia este artigo na íntegra!

 

O que é Educação 5.0?

As novas aplicações tecnológicas estão sempre em inovação e já trouxeram várias facilidades para o nosso cotidiano.

Ferramentas como inteligência artificial já fazem parte de diversos serviços, mas agora chegaram também para tornar o ensino mais humano. E é aí que surge a Educação 5.0.

Pode parecer irônico associar as facilidades de uma máquina a um processo de ensino e aprendizagem mais humano, mas, acredite: é isso mesmo e essa nova forma de ensino promete revolucionar a educação!

Para entendermos melhor, vamos voltar alguns anos atrás. Embora a tecnologia siga avançando rapidamente ao longo do tempo, normalmente a associávamos a facilidades mecânicas e operacionais, com pouca ou nenhuma interação humana.

Porém, nos últimos anos – sobretudo durante a pandemia – ficou evidente que não só os recursos tecnológicos contribuiriam, e muito, para atravessarmos aquele duro período, facilitando rotinas de trabalho, de estudos e encurtando distâncias entre pessoas que não podiam estar no mesmo espaço. Mas também ajudando a tornar as pessoas mais preparadas para enfrentarem adversidades através do desenvolvimento da inteligência emocional, reconhecendo na tecnologia uma incrível oportunidade de transformação social.

 

Mas como as escolas podem se preparar para a educação 5.0?

De acordo com o BNCC (Base Nacional Comum Curricular), as competências socioemocionais fazem parte dos conteúdos e práticas a serem aplicados pelas escolas. Sendo assim, é necessário que neste ambiente todos estejam alinhados com o conceito da educação 5.0. Portanto, é preciso:

  • Inserir nos conteúdos curriculares os recursos tecnológicos que facilitem o engajamento dos alunos.
  • Qualificar professores para que estejam familiarizados com as possibilidades que essas ferramentas tecnológicas podem oferecer.
  • Incentivar a integração entre família e escola como forma de alinhar suas práticas e fortalecer o ensino.

 

 

Benefícios da educação 5.0

 

As novas gerações não serão mais migrantes digitais, isto é, não precisarão se atualizar sobre as novas tecnologias. Mas, sim, verdadeiros nativos digitais, o que significa que já nascem em um contexto onde a tecnologia é parte de seu dia a dia, desde os primeiros anos de vida.

 

Entre os principais benefícios que a educação 5.0 oferece, podemos destacar:

 

  • Relacionamentos interpessoais mais saudáveis;
  • Empatia;
  • Gestão de conflitos;
  • Comunicação assertiva;
  • Respeito às diversidades;
  • Facilidade com o trabalho em equipe.

 

Preparar as próximas gerações com as facilidades que a tecnologia oferece já é uma realidade. Na IAM, além de ajudarmos os alunos a desenvolverem competências que farão a diferença em seu futuro profissional, também utilizamos a tecnologia em muitas oficinas que contribuem com o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e comportamentais.

 

No Programa Geração de Futuro temos inclusive um eixo de atuação específico para a área de tecnologia que conta com as oficinas de Maker, Coding, Fotografia e vídeo, isso porque visamos preparar as crianças para que possam ser produtoras e editoras das novas tecnologias e com ela buscar as soluções que a sociedade necessita.   Quer saber como nos ajudar a dar continuidade aos projetos que já transformaram a realidade de dezenas de crianças, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade? Acesse o nosso site!