A educação pode minimizar e até evitar diversos problemas sociais, entre eles a violência. Neste conteúdo exclusivo da IAM, você vai entender de que maneira os investimentos na área educacional podem diminuir o índice de violência. Confira!

 

Qual a relação entre educação e violência?

No Brasil, pelo menos 77% da população concorda que os altos índices de violência são igualmente proporcionais ao baixo nível de escolaridade. Assim, quanto maior a educação, menor tende a ser o índice de violência.

Isso porque o ambiente escolar não apenas aplica disciplinas escolares, como também trabalha para a formação social dos jovens. Assim, a evasão escolar também tem relação direta com a violência. Um estudo realizado em setembro de 2022 pela UNICEF – Fundo Nacional das Nações Unidas para a Infância apontou que 11% das crianças e jovens  estão fora da escola no Brasil, o que corresponde a 2 milhões de alunos a menos nas salas de aula.

A evasão escolar aumentou nos últimos anos em razão da defasagem de conhecimentos escolares causada pela pandemia. Muitos alunos não conseguiam acompanhar as aulas virtuais, seja por dificuldades com o conteúdo aplicado ou devido à falta de acesso aos dispositivos eletrônicos utilizados durante as aulas. Tudo isso contribuiu para que aumentasse o desinteresse dos alunos, resultando em um abandono dos estudos.

Contudo, a escola sozinha não pode resolver o problema. Crianças e jovens estão a maior parte do seu tempo inseridos em um contexto familiar, doméstico e é nesse ambiente que devem ser supridas, em primeira instância, as suas necessidades físicas, afetivas e materiais.

Ocorre que não raro é justamente neste ambiente (que deveria garantir proteção, afeto e segurança) que muitas vezes esses jovens são tratados pela família com hostilidade, maus-tratos e violência.

Muitas crianças que vivem em lares onde sofrem ou presenciam situações de violência, futuramente apresentam graves sequelas. Elas estão mais sujeitas a traumas, problemas de comportamento, uso de substâncias  e distúrbios mentais na vida adulta.

 

Como a educação pode reverter esse cenário?

Construir uma sociedade mais segura é responsabilidade de todos. Assim, é necessário que família, escola e comunidade trabalhem em conjunto para implementar iniciativas dentro e fora da escola, buscando não medidas paliativas, mas descobrir a raiz do problema para se chegar a uma solução eficiente.

Desenvolver programas para reduzir a evasão escolar e acompanhar o resultado de todas essas ações é um bom exemplo.

Além disso, vale ressaltar que a escola e a família precisam ser parceiras na construção de valores e proporcionarem um ambiente saudável para a formação dessas crianças.

A IAM acredita que a educação é o principal pilar para um futuro melhor, com uma sociedade mais justa, segura e livre de violência. Quer saber mais sobre nossas ações?

Ajude a IAM a continuar promovendo esta transformação na vida de centenas de crianças por meio da educação.

Doe agora mesmo clicando aqui

Ou entre em contato conosco: WhatsApp (11) 98943-2846 – Telefone: (11) 4176-8600

IAM – Transformação Social pela Educação.