IAM – Dia Mundial da Juventude
Em 30 de Março é celebrado o Dia Mundial da Juventude, data que foi instituída durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 1985, percebendo que era urgente que a juventude se mobilizasse e criasse pontes de participação, a fim de pensar e repensar a sociedade.
Desde então, podemos acompanhar que os jovens vêm alcançando o seu espaço na sociedade, tornando-se mais expressivos, sendo ouvidos e levados em consideração.
Juventude, do Latim Juventus, de “Juvenes”, ou seja, “novo, jovem, recente”. Esse é o momento que marca a saída da infância para a entrada na fase adulta, tão importante que ganhou essa data celebrada internacionalmente, no dia 30 de março.
Essa data tem como finalidade voltar nossos olhos aos jovens que têm sido cada vez mais agentes de transformação em nosso meio, lembrá-los da importância que têm para a transformação da sociedade com seu senso crítico, de iniciativa e de justiça muito aflorado e vontade de mudar o mundo, de que são eles que tomam a frente diante das lutas pelos direitos humanos, pela dignidade social e tantas outras pautas atuais em nosso mundo contemporâneo.
No Brasil, jovens entre 15 e 29 (alguns órgãos contam 24 anos) representam um quarto da população.
Uma porcentagem significativa dos jovens sofre com a pobreza e a pandemia da covid-19 colaborou para que esse número subisse de forma substancial, o que atrapalha sua qualidade de vida, ensino, suas relações pessoais e, muitas vezes, os leva a precisar procurar emprego muito mais cedo do que o normal, precisando sair da escola, fazendo com que os números de evasão escolar aumentem.
Porém, conseguir um trabalho minimamente digno, sem formação básica é quase impossível. Então, o que sobra são os sinais de trânsito, onde já podemos observar crianças cada vez mais novas, vendendo o que quer que seja pra ajudar na renda de casa. E, com isso, o interesse ou o tempo para a escola diminui drasticamente, afinal, é muito difícil pensar com a barriga roncando de fome.
Sendo assim, nós, enquanto sociedade, devemos enfrentar o desafio de prestar atenção à educação para o emprego, para a dignidade, para uma educação técnica ou superior de qualidade. Devemos lutar para que os jovens de hoje sejam adultos dignos amanhã. É preciso que políticos pensem em políticas públicas, programas e ações que melhorem o ensino público, pois são os jovens das escolas públicas os mais afetados por um ensino de baixa qualidade.
É preciso modernizar o ensino, combater a evasão escolar, bem como o trabalho infantil, a exploração sexual e a gravidez na adolescência, fatores responsáveis pelo abandono escolar e, consequentemente falta de qualificação profissional.
No Dia Mundial da Juventude, é preciso que a sociedade se una em prol dos jovens, ajudando para que eles tenham a oportunidade de se desenvolverem adequadamente nas áreas de educação, esportes, lazer e cultura, assegurando, assim, a formação de cidadãos preparados para construir um futuro melhor para todos. A IAM está fortemente envolvida com esse compromisso por meio de projetos desenvolvidos há mais de 40 anos.