Fonte: ABC do ABC

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Data: 24/01/2023

Através da metodologia STEAM, as oficinas desenvolvem conceitos de inovação e tecnologia, promovendo a igualdade de oportunidades para os alunos da rede pública de ensino

Participantes das Oficinas Makers em uma aula de robótica, um dos eixos de aprendizagem do projeto.

Às vésperas do Dia Internacional da Educação (24), vale destacar a sala de aula onde mais de 120 crianças e adolescentes de quatro comunidades das cidades de São Bernardo do Campo e Diadema, região metropolitana de São Paulo, transformam balas de goma em formas geométricas em 3D, elásticos e canudinhos em instrumentos musicais e papelão em mãos mecânicas. Estes e muitos outros projetos são desenvolvidos pelos participantes da Instituição Assistencial Meimei (IAM).

Dentre mais de 20 oficinas socioeducativas, a organização promove educação de qualidade para mais de 275 alunos, sendo 120 que frequentam o Espaço Maker. Em 2022, a oficina desenvolveu os conceitos de inovação e tecnologia ausentes na grade escolar dos participantes que em sua totalidade são da rede pública de ensino. Para 2023, são esperados 190 alunos.

“A cultura maker, robótica e empreendedorismo são algumas das áreas que identificamos em nosso planejamento estratégico como fundamentais na formação voltada para o futuro. Assim, desde o início de 2022, inauguramos as oficinas, preparando essas crianças para acessarem as oportunidades de um mercado que será cada vez mais tecnológico”, esclarece Graziela Bernardo Mota, vice-presidente da IAM.

Através da metodologia STEAM — estudo nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática –, alunos de 4 a 17 anos de idade são estimulados a desenvolverem a criatividade, análise crítica, resolução de problemas, trabalhos em equipe e empreendedorismo. Tudo isso com uma programação especial para cada faixa etária que conta com um baú maker com ferramentas de desenvolvimento das atividades, kits de robótica e consultoria pedagógica no planejamento das aulas.

Os participantes também integram a Assembleia Legislativa do Espaço Maker, a “ALEM”, criada para gerar coletividade, senso de pertencimento e responsabilidades acerca das atividades das oficinas ao longo do ano.

Para o educador maker da IAM, Gabriel Atali: “as oficinas estimulam a autonomia do estudante, a interação e resolução de problemas em grupo, resultando em outras formas de ver e interagir com o mundo, a família e a comunidade”, conclui.