A leitura é um hábito capaz de aprimorar muitas habilidades no indivíduo. Através dela, desenvolvemos o nosso senso crítico, ampliamos a nossa visão de mundo e podemos até melhorar a nossa capacidade de nos comunicar, adquirindo vocabulário e expressividade.

E quanto antes este hábito for cultivado, melhor. É importante que a família incentive as crianças a desenvolverem a competência leitora, que não deve ser vista como uma tarefa exclusiva da escola.

Como incentivar a leitura em crianças pequenas?

Despertar o lado imaginativo das crianças através de histórias é uma excelente  maneira de estimular o interesse pela leitura. Antes mesmo que elas desenvolvam a habilidade, você pode começar lendo, diariamente, por poucos minutos, uma historinha infantil pra ela.

Se for um livrinho com histórias um pouco mais extensas, leia um pouco por dia criando um suspense. Essa curiosidade vai deixá-la interessada em descobrir o que vai acontecer no novo capítulo da história no dia seguinte!

E como as crianças são muito criativas, enriqueça a história com detalhes e até entonação de voz para os personagens. Tudo isso fará com que ela associe à leitura a um momento divertido, além de fortalecer o vínculo entre vocês.

Desenvolvimento do indivíduo através da leitura

É cientificamente comprovado que a leitura auxilia as conexões cerebrais, a agilidade de raciocínio  e desenvolve o lado intelectual do indivíduo.

Essa habilidade favorece todas as áreas da vida, desde os estudos, a carreira profissional e até os relacionamentos interpessoais, já que a leitura também amplia o vocabulário e enriquece a capacidade comunicativa.

Cultiva entretenimento e diversão

É cada vez mais frequente que o lazer das crianças seja restrito a jogos online em seu celulares e tablets, sobretudo em tempos de pandemia  em que atividades coletivas estão descartadas.

Claro que esse tipo de diversão, se bem monitorado, não causa problema algum. O mal está no exagero.

É importante que esse acesso tecnológico seja limitado e bem equilibrado com o hábito da leitura, que como entretenimento inteligente, traz cultura e novos conhecimentos.

Trabalha as habilidades emocionais

Ao se envolver com histórias durante a leitura, a criança aprende sobre valores e pode desenvolver sentimentos nobres como a empatia, a compaixão e a generosidade ao torcer pelo final feliz em uma história.

E os sentimentos negativos, naturais em todos nós, também podem surgir, como o medo ou a raiva, e é uma boa oportunidade para serem identificados e bem trabalhados. Por isso, é importante que a família conheça o teor dos livros e discuta com as crianças as opiniões acerca das histórias.

Isso irá ajudá-las a se expressarem e reconhecerem os próprios sentimentos.

A leitura é fascinante porque é um dos poucos interesses que adquirimos na infância e que nos acompanha ao longo da vida. E ela evolui junto com a gente! À medida que crescemos, queremos conhecer novas histórias, novos temas, adquirimos outros interesses e nada do que lemos e aprendemos no passado é perdido.

Quem não tem aquele livro ou autor que marcou uma fase importante da vida?

Compartilhe esta matéria em suas redes sociais e indique aquele livro especial pra você.

Incentive a leitura e possibilite às crianças os infinitos caminhos que os livros oferecem. Apoie a IAM e ajude a Instituição a continuar oferecendo educação de qualidade para criança e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social.

Doe agora mesmo acessando: APOIE