Estamos ainda no primeiro trimestre de 2023, mas em ano de pós eleições surgem muitas mudanças e novos acontecimentos a todo tempo. Isso já é esperado. Tais movimentações já podem ser observadas em diversos setores, mas neste conteúdo da IAM vamos abordar o que se espera do futuro da educação nos próximos meses e quais serão os maiores desafios do novo governo nesta área. Leia o artigo na íntegra!
Desafios para a educação em 2023
Todo período de eleições vem seguido por grandes expectativas por parte dos eleitores, ansiosos por mudanças que melhorem a sua qualidade de vida.
No que diz respeito à educação, no País este tornou-se um problema de longa data, que atravessa diversas gestões e chega a 2023 com inúmeras demandas que deverão exigir a atenção dos governantes.
Uma prova disso está no ranking publicado pelo International Institute for Management Development (IMD), que apontou que o Brasil, em 2022, ocupava o último lugar em Educação. No estudo foram listados 63 países.
Mas, afinal, quais problemas educacionais exigem maior atenção das políticas públicas neste momento? Veja a seguir:
Ausência de recursos
Com a falta de investimentos em educação, as escolas não são capazes de oferecer aos estudantes um ensino de qualidade porque o ambiente carece de elementos básicos como: boa infraestrutura, materiais didáticos, bons equipamentos, remuneração adequada e formação docente continuada para que os professores continuem se atualizando e sejam capazes de oferecer um ensino de qualidade.
Implementação dos recursos tecnológicos durante as aulas
Durante a pandemia, com a necessidade do ensino remoto ficou evidente o quanto as escolas estavam despreparadas para oferecer aulas de qualidade neste formato.
O prejuízo foi tão grande que muitos alunos tiveram dificuldade para acompanhar os conteúdos das aulas. Em parte por não se adaptarem, mas também porque nem todos tinham acesso à internet ou dispositivos tecnológicos adequados como smartphone, tablet ou computador. Isso acabou por desencadear uma alta na evasão escolar, outro problema que se agravou nos últimos anos.
Assim, é preciso garantir que as escolas tenham a infraestrutura necessária, uma vez que a internet se mostrou uma importante ferramenta no contexto escolar.
Desenvolvimento de habilidades socioemocionais
Um desenvolvimento emocional e psicológico saudáveis só são possíveis se as habilidades socioemocionais dos alunos forem trabalhadas. Isso porque esse aprendizado vai ajudar para que obtenham equilíbrio futuro em diversas áreas importantes da vida como saúde, família, carreira e vida social.
No Brasil, ainda existe uma dificuldade em incluir estas habilidades no currículo escolar. E muitos educadores também precisam se capacitar para onseguirem ajudar seus alunos neste sentido.
Sabemos que ainda há muito a ser feito nos próximos anos e esperamos que os líderes eleitos se comprometam com a construção de uma educação mais igualitária, justa e acessível a todas as crianças e adolescentes.
Pensando nisso é que o propósito da IAM é a Transformação Social pela Educação. A gente acredita que a educação é o caminho para um futuro melhor e a ferramenta mais poderosa para mudarmos difíceis realidades.
Caso deseje doar entre em contato com nossa central de doações pelos números:
Clique no link – Whatsapp ou anota: 11 98943-2846 – Telefone: 11 4176-8600.