O que é representatividade e qual a sua importância na educação das crianças?

 

Você já ouviu falar em representatividade? Provavelmente, sim. Esse termo vem sendo muito discutido nos últimos anos, mas há ainda pessoas pouco familiarizadas com o tema. Por isso, a IAM preparou este conteúdo exclusivo para explicar o que significa representatividade, sua importância e mais do que isso: como internalizar esse valor na educação das crianças. Confira!

 

O que significa representatividade?

Segundo o relatório de 2019 divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil é um país onde pelo menos 56,20% é considerada negra ou parda. Ainda assim, mesmo representando a maioria da população, muitos negros não ocupam posições de destaque nas mais diversas áreas, seja em suas carreiras, na mídia e na cultura.

Tal constatação evidencia um preconceito ainda muito presente, além de trazer à tona a necessidade urgente de transformar essa realidade através da educação.

É fundamental que ainda na primeira infância os pequenos estejam familiarizados com conceitos e práticas que promovam a igualdade racial, mas essa iniciativa não precisa, necessariamente, partir do discurso. A seguir, confira quatro ideias sobre como abordar a representatividade com as crianças.

 

1 Seja o exemplo

Sabemos que as crianças reproduzem o comportamento que observam nos adultos. Assim, seja o melhor exemplo para os pequenos, valorize a convivência e a interação com a diversidade, aponte como todos nós temos pontos em comum, ao mesmo tempo em que temos diferenças e o quanto essa troca enriquece as nossas relações humanas.

 

2 Valorize a história pessoal de cada um

A ancestralidade tem relação direta com a representatividade. É importante desenvolver atividades que resgatem a história de cada criança, perguntar o que ela sabe sobre seus antepassados, de onde vieram e quais histórias seu lugar de origem carregam.

 

3 Incentivar a parceria entre a escola e a família

A educação só poderá ser bem-sucedida por meio de um trabalho em conjunto entre a escola e a família. Assim, assuntos que abordem questões étnico-raciais devem ser discutidos em todos os ambientes, uma vez que não são um recorte temático, mas que permeiam toda a nossa sociedade.

 

4 Pratique a inclusão

Todas as crianças e jovens devem se sentir representados nos mais variados contextos. Por isso, escolha e apresente materiais que enfatizem a representatividade, podem ser: filmes, livros e brincadeiras. O importante é que eles tenham contato com elementos culturais que valorizem a diversidade e o respeito às diferenças.

 

Na IAM, a representatividade é desenvolvida na oficina Ser Integral que aborda os eixos de Empoderamento e Identidades Culturais. Nesta oficina, crianças e jovens participam de atividades que fortalecem diversas habilidades socioemocionais como respeito, empatia, solidariedade e consciência crítica. Quer contribuir para fortalecer o trabalho realizado com as crianças nesta oficina?

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IAM – TRANSFORMAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO.