Mais um ano letivo acaba de começar e com ele surgem, por parte de pais e educadores, a pergunta: o que podemos esperar da educação pelos próximos meses? Confira neste conteúdo da IAM os principais desafios do setor para 2023.

 

Os últimos anos foram marcados por todas as consequências da COVID-19, inclusive no âmbito escolar. O período exigiu uma grande adaptação por parte de estudantes, famílias e educadores para se ajustarem ao formato remoto e híbrido das aulas durante o isolamento.

Felizmente, a realidade em 2023 já nos mostra um cenário mais seguro, em que o ano letivo finamente poderá retornar ao seu modelo presencial. Contudo, existem outros desafios a serem ultrapassados neste ano. Vamos conhecê-los a seguir:

 

Redução da evasão escolar

Durante a pandemia, um dos maiores problemas foi o número crescente de estudantes abandonando a escola. A maior parte destes alunos faz parte de famílias que perderam sua fonte de renda no período da pandemia e que ainda tem como agravante o histórico de baixa escolaridade. Assim, um dos maiores desafios do ano é recuperar estes estudantes.

 

Reestruturação do ensino

Combater a defasagem escolar também é uma das metas. Para cumpri-la é importante ter como foco as habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e rever quais práticas educacionais  já não atendem às necessidades atuais. Esse é um dos passos para a construção de um modelo de ensino mais eficiente.

 

Competências socioemocionais

Também previstas no BNCC, essas competências são fundamentais em qualquer etapa da vida escolar.E embora já sejam pauta em muitas salas de aula, ainda não recebem a atenção necessária. Entre as competências socioemocionais que mais estão relacionadas ao desempenho dos alunos, podemos destacar:

  • Determinação;
  • Persistência;
  • Responsabilidade;
  • Foco;
  • Empatia;
  • Respeito;

Adesão a novas tecnologias

Nos últimos anos com a necessidade de distanciamento social, a implementação de recursos tecnológicos para facilitar a aprendizagem foi fundamental, mas também evidenciou certo despreparo por parte das escolas, sobretudo quando o ensino presencial foi retomado.

Os dispositivos tecnológicos, ao contrário do que se pode supor, não foram definitivamente inseridos no contexto de aprendizado, mas apenas adotados momentaneamente para atender a demanda durante a pandemia. Poém, todos esses recursos continuam tendo um papel fundamental pois favorecem novas experiências aos estudantes, novas dinâmicas e formatos de aula.

 

Sustentabilidade

Esta é uma temática interdisciplinar bastante pertinente. O assunto que vem ganhando destaque em notícias em todo o mundo deve estar familiarizado também entre as próximas gerações que terão um papel significativo em iniciativas ambientais.

Há várias atividades, desde o Ensino Básico ao Ensino Médio que podem ser abordadas para que crianças e jovens tomem conhecimento sobre esse tema tão importante. Alguns exemplos são coleta seletiva de lixo, plantação de árvores, debates sobre alterações climáticas e etc.

 

Aqui na IAM estamos sempre revendo as nossas práticas e antenados com os desafios educacionais. Pensando nisso é que o propósito da IAM é a Transformação Social pela Educação. A gente acredita que a educação é o caminho para um futuro melhor e a ferramenta mais poderosa para mudarmos difíceis realidades.

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