Para ter um negócio de sucesso é necessário desenvolver e colocar em prática diversas habilidades como criatividade, resiliência, persistência, visão de mercado, aprimorar seu produto ou serviço, além de definir seu público-alvo.

E neste conteúdo da Série 12 Passos para te tornar um empreendedor de sucesso, vamos falar especificamente sobre este último item. Leia o artigo na íntegra e aprenda como é possível estudar as necessidades do consumidor para definir seu público-alvo. Confira!

 

Afinal o que é público-alvo?

É um grupo de potenciais consumidores, que tenham comportamentos e hábitos parecidos e com maior inclinação para se interessarem por seu produto/serviço. E é para esse grupo de pessoas que você deve desenvolver e direcionar as suas estratégias de vendas e marketing.

Após você definir que tipo de negócio irá trabalhar, você deve buscar entender quais as características este público possui e quais necessidades dele você pode suprir com seu produto.

 

Como definir o público-alvo

Várias informações são levantadas para determinar este grupo como: gênero, idade, preferências, classe social, localização, entre outras que vão formar um determinado perfil. É importante ressaltar que quanto mais dados forem coletados para enriquecer essa pesquisa, mais elementos você terá para saber como atender às necessidades desse público-alvo.

Assim, quanto mais conhecer seus potenciais clientes, mais esse grupo se identificará com a sua marca e é esse relacionamento entre você e seus clientes se tornará mais sólido.

 

A importância de conhecer seu público-alvo

Ao defini-lo, você poderá adotar estratégias de marketing e vendas de forma mais assertiva como:

  • Definir como se posicionar nos principais canais de comunicação para alcançar seu público. Já que cada rede social como Instagram, Facebook, TikTok, Youtube e etc. pedem linguagens específicas para atrair sua audiência.
  • Criar um cronograma de ações de marketing para aproveitar datas comerciais que estejam alinhadas com o interesse do seu público como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia das Crianças, entre outras datas.
  • Entender que o público-alvo não é algo estático. Ele muda de interesses e de necessidades o tempo todo. Por isso, é fundamental estar sempre de olho no que acontece no mercado para oferecer uma solução inovadora e que cumpra as expectativas do consumidor.
  • Produzir conteúdo de qualidade é uma forma de fortalecer sua marca e conquistar uma autoridade na sua área de atuação.

 

 

Dicas para definir seu público-alvo

 

Agora que ficou clara a importância de entender o seu público-alvo, vamos aprender algumas técnicas importantes para defini-lo? Confira!

 

 

Entenda seu nicho

 

Ao definir um segmento, você deve  considerar vários fatores que poderão prejudicar ou favorecer o desempenho do seu negócio, tais como: faixa de preço, localização, interesses locais, aspectos econômicos, entre outros.

 

 

Conheça seus concorrentespass

 

É importante estudar como outros negócios que oferecem o mesmo produto ou serviço que você estão se posicionando no mercado. Esse estudo pode te ajudar a entender em quais pontos você pode se destacar da concorrência.

 

 

Qual “dor” o seu produto ou serviço elimina

 

Todo consumidor em potencial tem um problema que deseja resolver. Por isso, o seu produto ou serviço deve ter uma promessa muito clara e objetiva sobre qual solução está oferecendo ao seu cliente.

 

 

Faça uma pesquisa detalhada

 

É nesta etapa que você deverá levantar uma boa quantidade de dados para mapear qual é seu público-alvo.

 

Informações como: idade, gênero, poder aquisitivo, profissão, formação escolar, renda, estado civil, região, entre outras, ajudarão a entender como se comunicar com esse público para que ele crie conexão e identificação com a sua marca.

 

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