REDESCOBRIR O BRINCAR

REDESCOBRIR O BRINCAR

Quem não ama poder brincar, sorrir e se divertir? Hoje, 28 de maio, é celebrado o Dia Mundial do Brincar e a IAM nos convida a refletir, sobretudo em tempos tão desafiadores,  sobre a necessidade de descobrir e redescobrir o ato de brincar, uma atividade tão importante não só na infância, mas em qualquer etapa da vida.

 

A importância do brincar?

Uma das primeiras atividades da infância, o brincar tem papel fundamental no desenvolvimento infantil. Brincar é tão importante que está previsto no artigo 31 da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança (um dos instrumentos de direitos humanos mais aceitos na história universal e que foi ratificado por 196 nações) .

Artigo 31 da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança:

  • Os Estados Partes reconhecem o direito da criança ao descanso e ao lazer, ao divertimento e às atividades recreativas próprias da idade, bem como à livre participação na vida cultural e artística.

 

  • Os Estados Partes devem respeitar e promover o direito da criança de participar plenamente da vida cultural e artística e devem estimular a oferta de oportunidades adequadas de atividades culturais, artísticas, recreativa e de lazer, em condições de igualdade.

Através das primeiras brincadeiras, a criança cria vínculos, adquire o senso de pertencimento, desenvolve a coordenação motora e cerebral e, principalmente, SE DIVERTE!

À medida em que cresce, a criança também aprende, na prática e de maneira lúdica, lições importantes como respeito aos outros participantes, regras do jogo, limites e noção de tempo.

 

Redescobrindo o brincar

Nos últimos dois anos com a pandemia pela COVID 19, todos precisamos nos adaptar a uma realidade completamente nova que nos impedia de circularmos livremente.

Em diversos lares, muitos pais precisaram sair para trabalhar mesmo com as medidas de isolamento. E as crianças em casa, privadas do ambiente escolar, necessitaram reinventar suas formas de brincar.

Nesse momento, a criatividade faz toda a diferença e traz a descoberta de que é possível ressignificar objetos e o tempo livre.

 

Brincar ativo

As chamadas brincadeiras ativas são aquelas que movimentam o corpo e promovem um lazer saudável. O brincar ativo pode ser estruturado (jogos desportivos que contenham regras como o futebol, por exemplo) e não estruturado com brincadeiras mais espontâneas como correr, pular ou dançar.

Atualmente, com as medidas de isolamento mais flexibilizadas e com a vacinação infantil, as crianças podem brincar em segurança com os amigos e retomarem, gradativamente, a sua rotina.

As brincadeiras ativas são essenciais para as crianças reforçarem os laços de amizade que tanto fizeram falta ultimamente.

Essa também é uma ótima oportunidade de pais e filhos terem juntos um tempo de qualidade. Assim, os pais podem se desligar um pouco dos desafios diários, voltando a ser crianças com os pequenos.

O brincar nas comunidades

A atividade de brincar é tão natural que se expressa em todos os contextos sociais. Nas comunidades, é importante desenvolver alternativas para que as crianças e jovens sintam-se parte de seu ambiente, enquanto estão conectados com o todo, com qualquer outra realidade que faça parte de sua imaginação. NA IAM, trabalhamos o Redescobrindo Brincadeiras dentro da Oficina Artes e Cultura. O projeto tem como objetivo desenvolver nas crianças, de forma lúdica e divertida, valores como autoestima, criatividade, empatia, respeito, além de exercitar o trabalho em equipe.

Pensando nisso é que o propósito da IAM é a Transformação Social pela Educação. A gente acredita que a educação é o caminho para um futuro melhor e a ferramenta mais poderosa para mudarmos difíceis realidades.

Caso deseje doar entre em contato com nossa central de doações pelos números:

Clique no link – Whatsapp ou anota: 11 98943-2846 – Telefone: 11 4176-8600

 

Baseado no artigo “brincar é a essência de ser criança” de Beatriz conselheira da IAM e idealizadora da primeira brinquedoteca da IAM.