Cada vez mais, a tecnologia vem fazendo parte do nosso dia. Desde tarefas simples como pagar uma conta, responder a uma mensagem ou ter acesso às notícias. E é incontestável o papel fundamental que esse recurso tem ocupado na educação, sobretudo após os últimos anos com a necessidade de implementação de aulas remotas. Mas de que maneira a tecnologia poderá contribuir mais com a educação no futuro? Vamos saber mais neste conteúdo da IAM. Confira!

 

Avanços da tecnologia na educação

A tecnologia segue transformando nossa interação com a realidade e o mesmo ocorre com o processo de aprendizagem dos alunos.

Esse novo perfil de educandos, habituados com recursos tecnológicos, acabam exigindo das escolas uma adequação para que acompanhem esse novo comportamento.

Isso significa que modelos de ensino-aprendizagem devem ser reformulados para atender essa demanda. Mas, infelizmente, um dos maiores desafios é que as instituições de ensino públicas não necessariamente encontram-se capacitadas com dispositivos eletrônicos para tantos estudantes ou não contam com docentes preparados para lidar com essa inovação.

De acordo com dados recentes do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), o  Brasil ocupa um dos piores lugares nas avaliações educacionais. Contudo, apresenta uma correlação positiva quando se trata do desempenho dos alunos e o uso da tecnologia em sala de aula.

É por isso que precisamos compreender o uso de computadores conectados à internet como um recurso pedagógico fundamental para o processo de ensino e aprendizagem desses estudantes.

 

Benefícios da tecnologia para a educação

Entre as competências propostas para a educação do futuro com o auxílio da tecnologia, podemos destacar:

 

Habilidades pessoais e profissionais

Desenvolver habilidades como: resiliência, flexibilidade, liderança, empatia, proatividade e capacidade de adaptação são fundamentais para a formação de um indíviduo que tenha controle sobre suas emoções.

 

 

Habilidades tecnológicas e de informação

O próprio uso da tecnologia favorece o desenvolvimento de habilidades como acesso à informação, criação e consumo de conteúdos relevantes e tecnologia aplicada.

 

Habilidades de aprendizagem

Favorece o desenvolvimento do pensamento crítico, promove a capacidade de se comunicar e a resolução de problemas.

 

O desenvolvimento de todas essas habilidades não ocorre de maneira isolada. Ao contrário, é resultado de uma combinação de fatores que poderão contribuir, no futuro, para a formação de adultos com maior autonomia, espírito coletivo e motivados a transformarem a realidade à sua volta.

 

A IAM entende que a tecnologia é um importante pilar na construção de uma educação mais igualitária. Em nossas atividades, utilizamos a  tecnologia como ferramenta de inclusão social e cultural, favorecendo o desenvolvimento dos participantes como protagonistas do universo digital. Quer ser um doador ou voluntário da IAM e ajudar a fazer parte das iniciativas que já transformaram a realidade de centenas de crianças e jovens? Clique aqui e faça uma doação agora mesmo:

https://instituicaoassistencialmeimei.colabore.org/doeagora/people/new