Transformação da realidade: conheça três países que apostaram na educação para mudar gerações

Muito se fala sobre a importância da educação e como ela é um poderoso instrumento de transformação de uma nação. Isso porque uma boa educação, que impacta positivamente na vida das crianças e das famílias, vai além da transmissão de conhecimento teórico de variadas disciplinas, ela é fundamental para a formação cidadã dos jovens. Conheça três países que apostaram na educação e conseguiram mudar completamente as suas realidades nesse conteúdo da IAM.

Coreia do Sul
Vamos discutir um pouco da revolução que o país asiático promoveu por meio da educação. A guerra vivida pela Coreia do Sul no início da década de 50 foi devastadora porque o país chegou a 1960 com uma piora nos índices de desenvolvimento urbano, analfabetismo e renda. Nos anos 80, a situação ainda era ruim. A reviravolta só veio depois que a educação se tornou o motor da mudança, com foco nos níveis mais básicos. De acordo com dados da Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a cada dólar e meio investido na educação superior, a Coreia do Sul colocou um dólar na básica.

Atualmente, a Coreia do Sul possui 100% da sua população alfabetizada e 97% dos estudantes completam o ensino médio. A sua estrutura educacional é dividida em escola elementar (seis anos), primárias (três anos), colégio (três anos), junior college (unidades universitárias com cursos de dois ou três anos) e universidades. Além disso, cabe ressaltar que a tecnologia é contemplada no currículo escolar. Em 1996, o governo incluiu um plano “Educação Inteligente” para aprimorar o sistema educacional por meio do estudo de soluções tecnológicas.

Segundo reportagem do portal G1, a Coreia do Sul investe cerca de 7.6% do seu Produto Interno Bruto em educação. Sendo assim, ela é o terceiro país que mais investe proporcionalmente no setor depois da Islândia e Dinamarca.

Finlândia
Hoje uma referência mundial na educação, a Finlândia empreendeu uma grande reforma no ensino fundamental há 40 anos. A educação infantil é concedida a todas as crianças, algumas entram até antes de completar um ano. Aos cinco anos, a criança é matriculada no sistema gratuito para quatro horas diárias de atividade, o que inclui almoço. Um ano depois, começa a pré-escola. A escolaridade obrigatória, toda financiada pelo poder público, vai dos nove aos 15 anos. Posteriormente, o aluno opta pelo ensino médio ou a educação profissional. Ressalta-se que o foco aqui é o conhecimento interdisciplinar.

Os professores que atuam na educação fundamental devem ter, no mínimo, o título de mestrado. Já na educação infantil o professor deve ser bacharel.

Portugal
O país ibérico registra constantes avanços nos seus indicadores educacionais desde o início dos anos 2000. Para isso, Portugal passou a investir nas famílias e nos primeiros seis anos da criança. De acordo com dados divulgados em uma reportagem na revista Carta Capital, entre 2003 e 2015, o total de mães que tinham o ensino secundário completo subiu 41%. Isso é importante porque estudos demonstram que quanto maior a escolaridade materna, maior é o rendimento dos filhos na escola.

A educação básica em Portugal é dividida em três ciclos com duração total de 12 anos. Já o ensino superior contempla os sistemas universitário e politécnico, esse último é focado na formação profissional prática.

Ao observar os três exemplos citados acima é possível perceber como a educação impacta na vida das crianças e é capaz de mudar a realidade de famílias inteiras. O acesso à educação faz com que cidadãos tenham uma leitura de mundo mais ampla e crítica; ajuda a reduzir a desigualdade social ao proporcionar maiores oportunidades de emprego e melhoria na qualidade de vida; e ajuda na conscientização e empoderamento dos indivíduos que ficam cientes dos seus direitos.

Aqui na IAM nós apostamos nas crianças porque são elas que podem alavancar a virada geracional, ou seja, elas podem interromper a perpetuação da vulnerabilidade ao longo das últimas gerações de sua família. Conheça mais o nosso trabalho e saiba como você pode ajudar a transformar o Brasil por meio da educação.

Pensando nisso é que o propósito da IAM é a Transformação Social pela Educação. A gente acredita que a educação é o caminho para um futuro melhor e a ferramenta mais poderosa para mudarmos difíceis realidades.

Caso deseje doar entre em contato com nossa central de doações pelos números:

Clique no link – Whatsapp ou anota: 11 98943-2846 – Telefone: 11 4176-8600.