1 de maio Dia do trabalho

Crescer não é fácil! Ao chegarmos à idade adulta, nos vemos cercados de inúmeras responsabilidades: contas a pagar, cuidados com a casa, com a saúde, estudos, compromissos sociais e muito trabalho, que, em geral, ocupa grande parte do nosso tempo. Com o Dia do Trabalho se aproximando, este conteúdo da IAM propõe uma reflexão sobre essa que é uma das áreas fundamentais de nossa vida e como mostrar às crianças o valor do trabalho na construção da sociedade.

 

Dia do Trabalho: como surgiu essa data?

O dia 1ºde maio não é celebrado somente no Brasil. Países como Espanha, Rússia, Portugal, França e Argentina também comemoram a data, criada em homenagem aos trabalhadores norte-americanos que, em 01 de maio de 1886, protestaram pela redução de sua jornada de trabalho.

Curiosamente, nos Estados Unidos o Dia do Trabalho (ou Labor Day) não é comemorado em 01 de maio, mas na primeira segunda-feira do mês de setembro.

No Brasil, o 1º de maio é celebrado desde  1925. Porém, foi somente em 1943 que transformações mais expressivas dos direitos do trabalhador ocorreram. Naquele ano, no próprio dia 1º de maio, foi criada a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) que assegurava aos profissionais direitos básicos como duração de jornada de trabalho e salário mínimo.

 

A realidade trabalhista no Brasil

Em muitos lares do país, sobretudo nas regiões mais carentes, manter dignamente o sustento da família vem sendo cada vez difícil. Segundo pesquisa do IBGE, no final de 2021 a taxa de desemprego chegou a 12,6%.

Tal cenário econômico é uma consequência pós-pandemia, já que muitos negócios  foram fechados, mudaram de formato ou projetos foram suspensos, fazendo com que muitos  profissionais perdessem o seu posto de trabalho. Com isso, muitos cidadãos tiveram de se reinventar com novos modelos de trabalho dentro de sua área de atuação ou empreendendo.

 

Como falar sobre trabalho com as crianças

Dialogar sobre o trabalho e o seu valor para a família é importante para que a criança saiba mais sobre a sua própria realidade, reconheça o esforço que seus pais fazem diariamente e comece a compreender quais foram as escolhas ou as necessidades que desenharam o seu contexto familiar.

Abordar esse assunto com os pequenos é uma ótima oportunidade para ensinar o valor do trabalho, como se preparar para o futuro e todos os valores que um trabalho digno nos ensina como cidadãos.

 

Apresente algumas profissões

Brincadeiras como imitar determinadas profissões são algumas das preferidas das crianças. Aproveite para ensinar que todas as profissões são importantes, que não existe uma ocupação melhor do que outra e que é através de cada uma delas que tudo acontece no mundo.

Escolha algumas profissões e fale sobre a rotina daquele trabalho e qual é o impacto gerado por ele na sociedade. Para isso, a criança pode sugerir profissões que conhece como: professor, pedreiro, caixa de supermercado, gari, entre outras. Pergunte também se ela já tem em mente a profissão que gostaria de ter no futuro e porquê.

Os pais também podem contar sobre o seu trabalho atual, as atividades que desempenham e o impacto de sua função no mundo. Vale também contar outras experiências profissionais anteriores para que o seu filho compreenda que vamos mudando ao longo da vida, de acordo com as nossas necessidades e o nosso desenvolvimento.

 

Habilidades importantes para o mercado de trabalho

Se por um lado o universo profissional é bastante competitivo, por outro, felizmente, cada vez mais as habilidades socioemocionais são valorizadas no ambiente de trabalho.

Formação, cursos multidisciplinares e competências técnicas são importantes, mas um bom profissional hoje em dia precisa ser mais do que isso. As chamadas soft skills ou habilidades comportamentais são requisitos importantes, tanto para quem deseja ingressar em uma empresa quanto quem quer empreender. E quanto mais cedo essas habilidades forem desenvolvidas, mais naturais serão esses comportamentos para os jovens profissionais. Entre as habilidades mais valorizadas pelas boas empresas, podemos destacar:

 

Empatia

Levar em consideração as dificuldades de um colega, um cliente, um gestor é um sinal de solidariedade e de maturidade.

 

Gestão do tempo

Hoje somos bombardeados por inúmeros estímulos, distrações e saber ser produtivo é, sem dúvida, uma das principais competências valorizadas pelas empresas.

 

Inteligência emocional

Cargos de liderança não são ocupados apenas por profissionais tecnicamente bem preparados. Em situações de crise, é preciso saber manter a tranquilidade para buscar a melhor solução, sem levar pânico aos demais.

 

Na oficina de empreendedorismo, ministrada pela IAM através do Programa geração de futuro, são abordados temas diversos, incluindo uma importante abordagem que é a educação financeira, que tem como objetivo desenvolver as habilidades como: empatia, gestão do tempo, inteligência emocional, análise críticas e tantas outras habilidades necessárias para a auto-gestão e protagonismo no mundo do trabalho.

Para realizar sua doação e assim transformar a vida de mais de 275 crianças e suas famílias,  entre em contato pelos canais abaixo:

Whatsapp (11) 98943-2846 – Telefone: (11) 4176-8600.