O que é SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS?

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é um dos pilares do conjunto de políticas públicas criado para atender principalmente crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade no Brasil.

O SCFV é responsável por realizar medidas que visam fortalecer os vínculos familiares e comunitários.

O que é CADERNO DE ATIVIDADES DO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS?

Tem como objetivo trazer os eixos norteadores do serviço e as competências a serem trabalhadas com as crianças e os seus(suas) cuidadores(as) e contribuir para qualificar as atividades desenvolvidas (SCFV) para as crianças de 0 a 6 anos, a fim de fortalecer seus vínculos familiares e sociais e prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade social e de risco.

Está base é utilizada em todos os serviços da IAM como forma de garantir maneiras de planejar, elaborar, propor e conduzir as atividades ofertadas, sem perder de vista as especificidades do atendimento socioassistencial.

Como é feito na IAM o SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS PARA CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS?

O trabalho é baseado da política pública do SCFV e uma das fontes de conhecimento utilizadas são as diretrizes contidas no Caderno de Orientações Técnicas para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos que apresenta um repertório de atividades que servem de apoio no planejamento dos percursos e dos encontros dos grupos do SCFV dessa faixa etária na Instituição.

Este material é utilizado para estimular o educador/orientador social a atuar de forma reflexiva, criativa e lúdica com as crianças de 0 a 6 anos e os seus(suas) cuidadores(as) no SCFV.

Dentro do mês de agosto nas redes sociais iremos apresentar cada um dos 4 eixos norteadores SCFV PARA CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS que são: EU COMIGO, EU COM QUEM CUIDA DE MIM, EU COM OS OUTROS e EU COM A CIDADE.

Eu comigo: Refere-se a competências pessoais, que cada indivíduo, cuidador(a) ou criança, precisa desenvolver ou reforçar para estabelecer relações interpessoais (e com os contextos de vivência) qualificadas.

Eu com quem cuida de mim: Refere-se a competências que precisam ser desenvolvidas primeiramente entre os(as) cuidadores(as) para que estes, a partir de sua ação, olhar e exemplo, possibilitem a aquisição por parte das crianças de competências pessoais e relacionais.

Eu com outros: Refere-se a competências relacionais fundamentais para a relação além do binômio criança-cuidador(a) e do convívio criança-família em termos de comunicação, empatia, cooperação, respeito e sociabilidade.

EU COM A CIDADE: Refere-se ao desenvolvimento de competências em uma esfera mais ampla de vivência, que expande a noção de direitos e deveres dos sujeitos, favorecendo-lhes o reforço de competências pessoais e interpessoais e os firmando, por fim, como cidadãos.

Nesta série especial apresentaremos mais a fundo cada uma delas.

PERCURSOS DO SCFV PARA CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS

Um percurso é um roteiro a ser estabelecido por cada equipe do SCFV com início, meio e fim, segundo o qual as atividades do SCFV são organizadas, sempre de acordo com as especificidades dos grupos e da gestão.

Iremos apresentar cada uma das competências do MAPA DE PERCURSO SCFV – 0 A 6 ANOS que é uma ferramenta de planejamento. Isto significa que ela serve para ajudar a traçar a rota de um bom percurso de trabalho com antecipação e direcionamento.

Confira também nosso conteúdo sobre a importância do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos clicando aqui.