Uma das datas mais divertidas do ano vem aí!
Mas você sabe como surgiu o Dia das Crianças e onde mais ele é celebrado em 12 de outubro, além do Brasil? E mais: já programou como aproveitar esse dia especial com a criançada? Confira nesse post da IAM!
Como surgiu o Dia das Crianças?
No Brasil, a data foi oficializada em 1925, porém, não surgiu da maneira como conhecemos nos dias atuais.Em outubro de 1923, o Rio de Janeiro foi sede de um evento que contou com a participação de representantes de diversos países, que discutiram temas voltados ao desenvolvimento e à educação das crianças. Um ano depois, o deputado federal Galdino do Valle Filho propôs que em 12 de outubro fosse instituído o Dia das Crianças, o que seria oficializado em 1925.
Mas foi somente a
pós campanha realizada por grandes empresas como a Estrela e a Johnson & Johnson que a data passou a ser vista como uma celebração.
Já ao redor do mundo, esse dia é celebrado em diferentes momentos. Nos Estados Unidos, por exemplo, ocorre no primeiro domingo de junho. Já na Alemanha, é comemorado em 20 de setembro. De acordo com a ONU – Organização das Nações Unidas, a data oficial mundial é 20 de novembro, quando foi aprovada a Declaração Universal dos Direitos da Criança,
no ano de 1959, e muitos países, posteriormente, passaram a adotar esta data, como a França e o Canadá, por exemplo.
Agora que você já está por dentro da história dessa data importante, confira algumas inspirações para aproveitá-la ao máximo!
Dicas para curtir o
Dia das Crianças
Embora presentear a criançada nesse dia seja uma prática comum, que tal aproveitar a ocasião para celebrar de um modo menos consumista? É uma forma de despertar nos pequenos outros valores e habilidades. E para te ajudar, preparamos 5 ideias que vão tornar este Dia das Crianças inesquecível para toda a família!
1-Façam um piquenique
Os passeios ao ar livre são sempre bem-vindos. Prepare as guloseimas favoritas, lanchinhos e sucos e leve a família toda para curtir um dia no parque.
2 -Visitem museus
Apresente aos seus filhos a importância de preservar a história e de valorizar a nossa cultura. O contato com a arte e com obras históricas também despertam na criança a criatividade, a sensibilidade e o senso estético.
3- Relembre com seus filhos a sua própria infância
Volte também a ser criança neste dia! Resgate as brincadeiras favoritas de infância e reviva-as junto com os pequenos. Aquela corrida de pega-pega, carrinhos de rolimã, jogar peão e muitas outras que estão na sua memória… Eles vão adorar saber como era diferente brincar naquela época e isso vai ampliar o repertório deles para os momentos de diversão!
4-Festa do pijama
E para encerrar o dia, nada como uma boa festa do pijama. É sempre diversão na certa! Separe histórias para contar ou músicas para cantarem juntos. Depois de um dia cheio de alegria, não tem nada melhor para relaxar e sonhar guardando as melhores recordações.
5-Transmita a eles valores como a empatia e a solidariedade
E guardamos a melhor dica de todas para o final: sabemos que, infelizmente, nem todas as famílias têm a oportunidade de presentear os filhos com brinquedos no Dia das Crianças.
Assim, aproveite para mostrar ao seu filho o quanto é importante ajudar as pessoas que precisam e o quanto isso fará bem também a ele. Para isso, explique que alguns de seus brinquedos serão separados para doar a essas crianças e envolva-o no processo, do início ao fim.
Peça a ele que organize os brinquedos a serem doados, que te ajude a embrulhá-los um a um e leve-o junto no momento em que for distribuir. Certamente, será um momento que ele se lembrará para sempre!
Ensine seu filho a praticar o bem e ajudar o próximo. Este é o melhor presente que você pode dar a ele e ao mundo!
A IAM deseja a todos um Feliz Dia das Crianças!