Dia-do-Esportista

O Dia do Esportista, comemorado em 19 de fevereiro, é uma homenagem àqueles que se dedicam a manter um estilo de vida mais saudável e que, direta ou indiretamente, ajudam a conscientizar que a prática de exercícios traz muitos benefícios para a saúde. Vamos saber mais sobre a importância do esporte neste conteúdo da IAM.

 

Praticar esportes reduz a frequência cardíaca, ajuda no ganho de condicionamento físico, previne lesões e vícios de postura, diminui o percentual de gordura, aumenta a massa magra e resistência muscular, além de ajudar no combate à depressão.

Uma informação curiosa é que, originalmente, o Dia do Esportista foi criado a partir da Lei nº 8.672 (conhecida como Lei Zico), de 6 de julho de 1993. No artigo 54 da norma, constava que o dia 19 de fevereiro seria destinado como Dia do Esportista.

Porém, a Lei nº 9.615 (de 24 de março de 1998) – conhecida popularmente por “Lei Pelé” ou “Lei do Passe Livre” – revogou a Lei Zico e estabeleceu o dia 23 de junho como o Dia do Desporto (mesma data do Dia Mundial do Desporto Olímpico).

Só que essa segunda data não “funcionou” por aqui. A população sustentou como válida a data em que hoje comemoramos o Dia do Esportista no Brasil: 19 de fevereiro.

É importante ter uma rotina de prática de exercícios físicos. E, pra você que deseja ser menos sedentário, mas não sabe como escolher o melhor exercício, busque alternativas que lhe proporcionem prazer, assim, você se sente motivado e não desiste facilmente.

Separamos aqui, alguns exercícios que podem te ajudar.

Dia do Esportista 2

Corrida

A corrida melhora a circulação do sangue, além de estimular a produção de endorfina (o hormônio da felicidade) e regular o sono.

Andar de bicicleta

É um exercício muito divertido e pode ser feito com a família toda. Se bem orientado, ajuda a controlar o colesterol e a pressão arterial e melhora o condicionamento físico.

Caminhada

A caminhada previne e combate doenças cardiovasculares, controla a pressão cardíaca e aumenta a elasticidade de veias e artérias.

Pular corda

Praticar meia hora de corda pode te fazer perder até 400 calorias, além de fortalecer as pernas e tornear a musculatura da região.

Yoga

A prática de yoga trabalha a concentração e, além de aumentar a flexibilidade, regula a respiração e o metabolismo, relaxa o sistema digestório e a circulação sanguínea .

Natação e hidroginástica

Recomendada para quem sofre com problema nas articulações são eficazes pois aliviam a tensão do corpo, queimam calorias e tonificam os músculos.

Musculação

A musculação não serve apenas para o aumento de músculos, essa atividade traz benefícios que vão além do fortalecimento muscular, como controle de peso e preservação da função cerebral.

A prática regular de exercícios físicos aumenta os níveis de energia, faz bem para a pele e é muito importante para o bom funcionamento do sistema cardiovascular. Além de reduzir o risco de desenvolver câncer, doenças do coração e diabetes tipo 2. Somente 30 minutos por dia de exercícios e você pode aproveitar todos os benefícios que essa prática saudável tem a oferecer.

As atividades físicas são um dos pilares na IAM. Aqui, jovens e crianças participam de esportes como futebol, basquete e outros jogos. Entendemos que o esporte desperta valores essenciais para a vida como cooperação, disciplina, respeito e amizade.

Quer saber mais sobre a atuação da IAM? Confira aqui os nossos projetos.