Você sabe como surgiu o Escotismo e, mais do que isso, quais os benefícios dos seus fundamentos para a educação de crianças e jovens? Saiba mais neste conteúdo da IAM.

 

O que é o escotismo?

Sabemos que tanto a família quanto a escola são contextos sociais essenciais para o desenvolvimento saudável da personalidade e do caráter de crianças e adolescentes. Porém, existem também outras possibilidades não formais que podem complementar a formação desses indivíduos, como o Escotismo. Mas você sabe o que ele significa?

O Escotismo é um movimento importante que tem como finalidade ensinar aos estudantes princípios básicos sobre respeito à natureza, aos animais e ao próximo.

A prática também visa transmitir às crianças e jovens, através de atividades, valores sólidos como: lealdade, fraternidade, pureza de propósitos, honra, igualdade, cortesia e dignidade. Também são trabalhadas diferentes competências como responsabilidade, autonomia, liderança e cooperação.

 

 

Como surgiu o movimento Escoteiro?

O método foi criado em 1907, pelo então general inglês Robert Baden Powell. Conceitos positivos como iniciativa, lealdade, autodisciplina e coragem, que fizeram parte da vida militar do general, agora seriam aplicados em forma de técnicas para a formação de crianças e jovens.

Na época, Baden-Powell escreveu um livro através do qual passou a difundir essas ideias pela Inglaterra. Percebendo um enorme interesse por parte dos jovens em replicar essas práticas, ele adaptou o conteúdo para que as escolas britânicas pudessem adotar o conteúdo publicado em suas rotinas escolares.

E foi assim que nasceu o Escotismo, uma proposta de diferentes experiências e atividades realizadas ao ar livre, com o objetivo de complementar a educação escolar de jovens e crianças.

No Brasil, o movimento não tardou a chegar e logo em 1910, em Minas Gerais, surgiram as primeiras práticas escoteiras. Inicialmente, os grupos eram independentes, mas em 1924 foi criada a União dos Escoteiros do Brasil, que unificaram a prática no território brasileiro.

 

 

Benefícios do escotismo para a educação

Os principais ensinamentos do movimento estão relacionados a como se adaptar às adversidades que possam surgir e à aquisição de conhecimentos para técnicas de sobrevivência.

É claro que as atividades não colocam as crianças e jovens em situações de perigo real, mas ensinam na prática como condicioná-las a saberem o que fazer em situações extremas.

 

Aprender através de brincadeiras

Embora os ensinamentos do escotismo sejam aplicados já com o objetivo de preparar os indivíduos para a vida adulta, as atividades são realizadas de forma leve e divertida, sobretudo para as crianças menores.

 

Desenvolver valores morais

A formação de caráter e retidão de personalidade é um dos principais objetivos do movimento escoteiro. Assim, crianças e jovens são colocados em situações que contribuam para o desenvolvimento de boas ações para os outros e para si.

 

A IAM possui o Grupo Escoteiro Brogotá que orgulhosamente integra a consolidada União dos Escoteiros do Brasil. O método aplicado ao nosso grupo é o Método Educativo do Escotismo, que tem como objetivo incentivar os estudantes a assumirem seu próprio desenvolvimento e a atuarem de forma mais participativa em sua comunidade.

Se você apoia a causa do escotismo e a educação seja um doador da IAM. Clique aqui e faça uma doação agora mesmo:

https://instituicaoassistencialmeimei.colabore.org/doeagora/people/new