Insegurança alimentar é não ter acesso pleno e permanente a alimentos.

Hoje, devido à pandemia, esse cenário é realidade nos mais variados níveis de insegurança alimentar: leve, moderado ou grave.

Os dados a seguir são do Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, desenvolvido pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Rede PENSSAN).

A insegurança alimentar grave afeta 9% da população, ou seja, 19 milhões de brasileiros estão na camada de pessoas que, infelizmente, passam fome.

 

A fome não tem hora, mas tem lugar e está bem diante dos nossos olhos!

O Inquérito Nacional sobre insegurança alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 foi realizado em 2.180 domicílios nas cinco regiões do país, em áreas urbanas e rurais, entre 5 e 24 de dezembro de 2020.

Os resultados mostram que nos três meses anteriores à coleta de dados, apenas 44,8% dos lares tinham seus moradores em situação de segurança alimentar. Isso significa que ainda tem muita gente com fome, pois em 55,2% dos domicílios os habitantes convivem com a insegurança alimentar, um aumento de 54% desde 2018 (36,7%).

Em números absolutos: no período abrangido pela pesquisa, 116,8 milhões de brasileiros não tinham acesso pleno e permanente a alimentos.

Desses, 43,4 milhões (20,5% da população) não contavam com alimentos em quantidade suficiente (insegurança alimentar moderada ou grave) e 19,1 milhões (9% da população) estavam passando fome (insegurança alimentar grave).

A combinação das crises: econômica, política e sanitária provocou uma imensa redução da segurança alimentar em todo o país.

É um cenário que não deixa dúvidas: tem ainda mais gente com fome no Brasil.

 

Tem muita gente com fome, vamos ajudar! 

O objetivo do nosso trabalho no combate à fome é fazer a diferença na vida de quem mais precisa.

A IAM acredita na força da solidariedade, porque ainda tem muita gente com fome e a única esperança de conseguir alimentos é através de doação.

Hoje a IAM ajuda 275 crianças e sua famílias, em São Bernardo do Campo, distribuindo refeições e alimentos por meio de cestas básicas.

Muita gente está contando com as doações de alimentos para se manter e você pode ajudar a IAM a ajudar quem mais precisa.

Seja solidário, sua doação irá contribuir para que nosso trabalho alcance ainda mais crianças e famílias em situação de vulnerabilidade e risco social. Doe agora clicando aqui.