O que o ato de danças provoca nas crianças

Desde muito cedo, descobrimos o poder de nossos próprios movimentos. O bebê, a cada nova descoberta sobre seu corpo, se encanta; quando percebe a capacidade de “dar tchau” e realizar alguns movimentos como sentar, engatinhar e andar. E, hoje, vamos falar sobre um dos principais recursos corporais e sua importância em qualquer etapa do desenvolvimento infantil: a dança. Neste conteúdo da IAM, vamos descobrir quais habilidades podem ser desenvolvidas através desta arte e como ela pode contribuir em diversas áreas da vida do indivíduo em formação.

Benefícios da dança para o desenvolvimento infantil

Essa arte milenar, capaz de retratar a história de inúmeras culturas, é democrática porque pode ser aprendida em qualquer fase da vida, trazendo diversos ganhos para o corpo e para a mente. E, principalmente quando se trata de desenvolvimento infantil, a dança pode proporcionar aos pequenos uma série de benefícios como veremos a seguir:

Melhora da expressividade

A dança estimula a criatividade e a possibilidade de se expressar livremente. Por isso, em vez de cobrar que os pequenos decorem passos ou reproduzam coreografias complicadas, os pais e educadores devem incentivar que eles se expressem à sua maneira com a desenvoltura peculiar. Isso os ajudará a compreenderem melhor suas próprias emoções e a se tornarem mais confiantes e seguros ao comunicá-las.

Consciência Corporal

A prática da dança trabalha muitos elementos físicos como o equilíbrio, a coordenação motora e a relação com o ritmo e o espaço. Essa consciência permite que a criança desenvolva maior domínio sobre seu corpo e seu próprio espaço, assim como a respeitar também o espaço do outro, habilidades fundamentais em qualquer âmbito da vida.

Socialização

Ainda que o ato de dançar possa ser realizado individualmente, na maioria das vezes ocorre em contextos coletivos, seja durante as aulas ou brincadeiras. Esses momentos podem ser uma boa oportunidade para enfatizar outros aprendizados importantes como: entender as dificuldades de um colega e respeitar a sua forma de se expressar; e desenvolver um pensamento coletivo que leve em conta a vontade de todos e não somente a própria.

Saúde

Como qualquer atividade física, a dança também exercita o corpo e traz vários benefícios à saúde como melhora da frequência cardíaca e respiratória.

Disciplina e Constância

Na dança, como em qualquer outra situação da vida, para que um potencial máximo seja alcançado, dois hábitos são fundamentais: disciplina e constância. Muitas vezes, dançar pode representar para a criança um desafio ou uma limitação que acabam por desestimulá-la. Porém, é importante ressaltar a importância de ser perseverante mesmo diante das dificuldades, pois só assim atingimos na vida um próximo nível.

Na IAM, reconhecemos a importância da dança para a aquisição de todas estas habilidades. Em nossa Oficina Artes e Cultura, contamos com as práticas de Dança, Ballet, Canto Coral, Musicalização, Teatro, entre outras atividades fundamentais para o desenvolvimento saudável de crianças e jovens. Saiba mais sobre esta e outras iniciativas da IAM acessando o nosso site.

Pensando nisso é que o propósito da IAM é a Transformação Social pela Educação. A gente acredita que a educação é o caminho para um futuro melhor e a ferramenta mais poderosa para mudarmos difíceis realidades.

Caso deseje doar entre em contato com nossa central de doações pelos números:

Clique no link – Whatsapp ou anota: 11 98943-2846 – Telefone: 11 4176-8600.