Muitas pessoas acreditam que para se sentirem realizadas é preciso estar no emprego dos sonhos ou ter o carro do ano. No entanto, a felicidade é mais do que isso e ela passa pela descoberta do nosso propósito de vida. Já encontrou o seu? Se ainda não encontrou, leia esse conteúdo da IAM e veja como o voluntariado pode desempenhar um papel chave para ter sucesso nessa busca.

Você sabia que ter um propósito de vida melhora até a saúde e o bem-estar? De acordo com informações da coluna de saúde da revista Veja, estudos mostram que pessoas com propósito são mais resilientes e vivem mais tempo e de forma saudável. O projeto Rush Memory and Aging, que começou em 1997, descobriu que quem diz ter um propósito de vida tem 2,5 vezes mais probabilidade de estar livre de demência, 22% menos probabilidade de apresentar fatores de risco para AVC, e 52% menos probabilidade de ter sofrido um derrame.

Entende-se por propósito de vida a nossa missão no mundo. Ele dá sentido à nossa vida, é a nossa essência e nos dá a “razão para viver”. Uma das formas de encontrá-lo é por meio do voluntariado. Pois, o propósito de vida está diretamente ligado ao ato de fazer bem para os outros. Atuar em uma causa social é maravilhoso porque exercita a nossa empatia, a capacidade de se colocar no lugar do outro, e transforma a maneira como nos relacionamos com nossos pares e nos enxergamos na sociedade. O voluntariado nos tira da zona de conforto e nos faz refletir sobre o nosso papel no mundo.

Da mesma forma que você tem um propósito de vida, as instituições também têm um. E quando você atua como voluntário em iniciativas de uma organização com um propósito que se alinham com o seu, isso gera felicidade e uma sensação de que você está fazendo a sua parte para transformar uma realidade. Quem adere ao voluntariado está direcionando uma parte do seu tempo e dos seus esforços para melhorar as condições de vida de quem está em situação de vulnerabilidade. Imagina o quão gratificante é sentir que você está fazendo o bem a outra pessoa!

E para encontrar o seu propósito de vida por meio do voluntariado, primeiro é necessário ver as questões que te tocam, o que te preocupa mais atualmente na sociedade e entender de que formas você pode ajudar. Se você se sensibiliza com a situação dos idosos que vivem em asilos, é possível ajudar instituições como essa por meio da doação de alimentos e utensílios, de visitas periódicas somente para conversar com eles, etc. Se a sua preocupação maior são as crianças, você pode ajudar orfanatos, por exemplo. Enfim, são muitas as possibilidades.

Mas se você acredita no poder transformador da educação e quer mudar a realidade de crianças e famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica de São Paulo, descubra o seu propósito de vida na IAM! Nosso propósito nos inspira e faz nosso trabalho valer a pena. Estamos engajados com algo maior que nos conecta com nossa vida interior, nos dá noção de totalidade e nos humaniza, integrando os valores e as atitudes mais nobres do ser humano. A IAM crê na transformação social sistêmica por meio da educação e atuamos nesse sentido há mais de 40 anos. Doe seu tempo e seu conhecimento e receba muito mais em troca! Clique aqui e saiba como se juntar a nós!