Setembro amarelo: como preservar a saúde mental 

 

Setembro amarelo: como preservar a saúde mental 

O Setembro Amarelo é o mês de campanha de prevenção ao suicídio e marca, por isso, a importante reflexão sobre o estado de saúde mental da sociedade.

Dia 10 de Setembro é considerado o dia oficial da campanha do Setembro Amarelo. Durante todo o mês, são divulgados conteúdos de conscientização com o objetivo de alertar a população sobre a prevenção ao suicídio, tema central das ações.

Infelizmente, só no Brasil são registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos e, no mundo, o número chega a 1 milhão. É uma constatação triste de números que continuam aumentando. Outra razão preocupante é que a quantidade de jovens é cada vez maior. Tudo isso mostra o quão importante é discutir sobre a saúde mental da população, sobretudo, neste momento.

A saúde mental durante a pandemia

O contexto da pandemia pelo novo coronavirus, o isolamento social, o medo da contaminação, a perda de pessoas próximas e as incertezas da economia, provocaram na sociedade um medo constante. Pesquisas realizadas em março deste ano pela Universidade de Ohio (EUA), mostram que o Brasil tem o maior número de pessoas com distúrbios de depressão e ansiedade durante a pandemia se comparados a outros dez países que integraram as mesmas pesquisas.

A preocupação com a saúde, falta de perspectiva de um cenário favorável de volta, medo do desemprego e de ser contaminado pela covid, problemas de convivência em casa, entre outros fatores, têm gerado um desequilíbrio na saúde mental em muitos lares e buscar uma fonte de apoio em um momento em que todo o mundo, em maior ou menor grau, enfrenta individualmente a mesma angústia, tem sido um desafio.

Sinais de alerta

Se você se identifica com os comportamentos a seguir ou conhece alguém que os apresenta, é necessário pedir ajuda:

– Distúrbios de sono (insônia ou, ao contrário, dormir o tempo todo);

– Abuso de álcool;

– Alterações repentinas de humor;

– Pensar/pesquisar sobre formas de suicídio;

– Achar que a vida não faz sentido.

Ações que ajudam a promover a saúde mental

Mas o que pode ser feito para garantir o equilíbrio e a saúde mental frente a situações adversas que não estão, muitas vezes, sob o nosso controle? Cada um tem a sua própria maneira de buscar atividades que lhe sejam prazerosas e, mesmo que neste momento ainda estejamos limitados, existem várias alternativas possíveis para promover o bem-estar como:

– Praticar atividades físicas: pode ser uma caminhada ou corrida ao ar livre, sempre  adotando os protocolos de saúde;

– Buscar fontes de lazer: descanse a mente realizando uma atividade de que goste. Pode ser uma leitura, assistir a filmes e séries, ligar para um amigo, aprender uma nova receita, fazer um trabalho manual… Quem sabe você até descobre um novo hobby e uma nova habilidade que nem sabia que tinha?

– Alimentar-se bem: uma boa alimentação é uma das principais maneiras de manter a saúde em dia. Evite frituras, açúcares e alimentos processados e priorize frutas, verduras, legumes e tome muita água.

– Faça terapia: contar com a ajuda de um profissional é fundamental para conhecer melhor as próprias emoções e ter uma vida mental mais saudável.

Na IAM, reconhecemos a importância da saúde mental no equilíbrio do indivíduo. Contamos com o SCFV – Serviço Comunitário de Fortalecimento de Vínculos, que promove a convivência familiar e comunitária. Através de encontros, os participantes do grupo são orientados a construir e reconstruir suas experiências, sejam coletivas ou individuais.

Quer saber mais? Clique aqui e conheça todas as iniciativas da IAM.