A pandemia pelo novo coronavírus trouxe consequências devastadoras. Infelizmente, até o momento, 4,37 milhões de pessoas morreram no mundo todo. Aos que se recuperam, há a apreensão acerca das possíveis sequelas de uma doença sobre a qual pouco ainda se sabe.

Os sentimentos de medo e angústia são de todos porque mesmo quem não foi contaminado pelo vírus, vive uma ameaça iminente.

As vacinas, todas desenvolvidas em tempo recorde para tentar minimizar o número de doentes, são eficazes, mas ainda não é possível mensurar suas consequências futuras ao organismo humano, já que fora de situações pandêmicas os laboratórios podem levar anos entre pesquisas e desenvolvimento de vacinas seguras.

Nesse momento, além do instinto de sobrevivência que vemos ameaçado, o estado emocional e psicológico está coletivamente abalado.

Mesmo quem não adoeceu nem perdeu alguém próximo para a covid-19, lida com um turbilhão de emoções que não cessa: o medo da doença, a angústia decorrente do isolamento social que já dura um ano e meio, medo do desemprego (já que inúmeras empresas de diversos segmentos fecharam as portas) e se o desemprego realmente chega, o pavor de não ter como manter o sustento da família.

As notícias sobre o assunto também são motivo de angústia, pois, se por um lado nos mantêm informados, por outro, não encontramos espaço, mesmo que por poucos instantes, para pensar em outra coisa que não seja a consequências da pandemia.

Além do luto em sua forma mais dura pela morte, há todas essas outras perdas com as quais precisamos lidar todos os dias. E surge a pergunta: onde buscar apoio emocional neste momento?

Encontrar um ponto de equilíbrio tem sido um desafio para todos, pois somos diferentes e cada um precisa recrutar seus próprios recursos internos para lidar com tudo isso à sua maneira. A boa notícia é que não é preciso passar por isso sozinho: há muitos profissionais e voluntários capacitados para prestar apoio emocional e psicológico a pessoas em situações de estresse pós-traumático e luto, alguns dos cenários emocionais mais comuns trazidos pela pandemia.

Muitos serviços de apoio já existentes têm sido mais divulgados durante a pandemia por conta da alta demanda. Muitos deles realizam atendimento telefônico 24h por dia, todos os dias da semana  ou online. Há muitas instituições que prestam esse tipo de serviço gratuito e que podem ser encontradas facilmente na internet.

Aqui na IAM, você pode contar com uma rede de suporte do Setor de Serviço Social. Uma das nossas iniciativas voltadas ao apoio emocional e psicológico é o SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que atua com crianças e adolescentes e seus familiares a fim de melhorar o relacionamento entre eles, principalmente nesse momento delicado em que tanto precisamos do apoio e carinho dos mais próximos.

Ajude a IAM a continuar prestando apoio social e material a centenas de crianças e famílias.

Doe agora mesmo acessando APOIE.