dias dos professores

dias dos professoresNesse Dia dos Professores é importante refletir como o contexto da pandemia tem afetado a educação e, consequentemente. obrigado o docente a se reinventar e, quase sempre, acumular funções.

Com a pandemia da Covid-19, os desafios da educação, que já eram muitos, aumentaram. Ao precisar trocar a lousa e o giz pelas telas dos computadores e aplicativos, muitos professores encontraram certa dificuldade em manter alunos interessados e participativos. Os educadores precisaram revolucionar seus comportamentos para que não perdessem a  conexão com os alunos.

Dia dos Professores: O resgate dos pais?

Nesse novo cenário em que o distanciamento social tem sido extremamente importante e que filhos e pais estão juntos em casa a maior parte do tempo, responsáveis e professores precisaram se tornar verdadeiros aliados para que a jornada do aprendizado tivesse o mínimo possível de defasagem. Foi importante levar aos pais o entendimento da importância do papel do professor na educação de seus filhos, e assim mantê-los filhos engajados durante as aulas ao vivo. Muitos professores optaram por passar o seu número de telefone aos pais e assim fortalecer essa rede de apoio.

Carga horária: ainda existe horário “final da aula”?

Em muitas escolas, a estrutura e apoio dedicados ao professor não são o bastante. Com isso, nota-se que a carga horária e de trabalho do educador aumentou e muito, já que com  a distância, o entendimento do conteúdo exposto em aula não ficava muito claro e a dúvidas dos alunos em relação às atividades  são enviadas a qualquer momento do dia.

Com a pandemia da Covid-19, vimos a ascensão de muitas redes sociais: “Eu me reinventei pra poder continuar trabalhando de maneira satisfatória.

O trabalho remoto me fez relacionar minhas aulas com as redes sociais de maneira a me aproximar dos alunos, passei a consumir mais conteúdo digital para incorporar nas aulas, me capacitei pra usar as ferramentas e manter a aula interessante e ao mesmo tempo formar alunos críticos”, explica Renato Mesquita Rodolfo, professor de história do ensino médio técnico no Colégio Universitário USCS e no Senac Jabaquara, em São Paulo.

No momento, a rede social  mais popular entre os jovens da “geração Z” é o “Tik Tok”. Vendo uma oportunidade de se reinventar e se aproximar dos seus alunos, muitos professores migraram pra essa rede, de todas as formas possíveis, seja mostrando trechos das suas aulas com chamadas interativas, seja lecionando conteúdo para o Enem. Enfim, meios não faltam e o retorno vem através dos comentários que geram novas dúvidas e, consequentemente, novos vídeos.

É importante levar em conta o recorte de famílias que, muitas vezes, nem acesso à internet possuem e também no caso dessas famílias e crianças em situação de vulnerabilidade social, os professores foram de extrema importância. Alguns chegavam a levar o material didático necessário até a casa de algumas famílias, tudo para que não houvesse evasão escolar.

Neste Dia dos Professores, a IAM deseja homenagear os verdadeiros heróis deste país, que buscam lecionar e levar dignidade a tantas famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica, e que, assim como nós, acreditam que a educação é o caminho para um futuro melhor.

Feliz Dia dos Professores!