EDUCAÇÃO COMO A CHAVE PARA UMA VIDA MELHOR E A DIMINUIÇÃO DE DESIGUALDADES.

A desigualdade social no Brasil pode ser encontrada em todos os nossos setores da economia. Mas, quando pensamos nos muitos pilares que poderiam transformar a nossa realidade e do futuro das novas gerações, o acesso de todos à uma educação de qualidade é chave para uma vida melhor e a diminuição de desigualdades.

Embora, seja um direito assegurado pela Constituição Federal, o acesso à educação ainda está longe de alcançar níveis que equipare as classes sociais no nosso país.

O que aponta uma falha no desenvolvimento de políticas públicas, já que investir na educação descartaria uma série de problemas sociais futuros, pois com incremento de gerações mais preparadas e com maior autonomia seriam formadas para desenvolvimento econômico social do país.

De acordo com pesquisas atuais, para a grande maioria da população, a redução das desigualdades sociais é um compromisso exclusivo do governo, que deveria possibilitar um equilíbrio maior entre as classes econômicas através de projetos que favoreçam as políticas públicas de Educação Básica.

Ainda segundo alguns estudos recentes, embora o aumento de impostos sempre tenha sido contestado por grande parte da população, atualmente reconhece que, se for para desenvolver ações que tenham como objetivo reduzir as desigualdades sociais, esse aumento é justificável.

Essa conduta por parte da maioria é muito importante porque denota a expansão de uma consciência coletiva que entende que o progresso de uma sociedade não pode ser bem-sucedido sem que todas as camadas possam se desenvolver.

Esse dado é valioso, pois vai de encontro a uma discussão acerca de uma reforma tributária que defende que os mais ricos devam pagar mais impostos do que aqueles que têm menos recursos.

A educação como agente transformador

Tratando o sistema educacional de modo mais amplo, a percepção que a população tem desse elemento como agente transformador para uma sociedade mais inclusiva e justa, vem crescendo.

Em tempos de pandemia, as desigualdades sociais tornaram-se ainda mais evidentes. As diferenças entre o ensino particular e público escancararam a falta de acesso deste último a recursos básicos que permitissem aos alunos um bom aprendizado.

A falta de acesso à internet em casa ou de uma rede de apoio (já que muitos familiares continuaram trabalhando fora mesmo durante o período de maior isolamento) são apenas alguns dos fatores que destacam as desigualdades.

Propósito da IAM

A IAM tem como propósito a Transformação Social Sistêmica pela Educação. E compreende que para formar cidadãos mais preparados, que não mais precisem se limitar, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais são tão importantes quanto técnicas. E são muitas bem desenvolvidas no nosso Programa Geração de Futuro.

Saiba mais sobre encerramento da primeira turma do Curso o Futuro do Trabalho que faz parte do eixo de EMPREENDEDORISMO do Programa Geração de Futuro, um novo modelo de educação pensado para desenvolver as crianças e jovens para um mundo novo acesse aqui.

Afinal, criança que tem escola, tem escolha!

Quer nos ajudar a Transformar pela a Educação a realidade de cada vez mais crianças e jovens ? E se você deseja contribuir para que elas tenham esta oportunidade, agora mesmo acessando o link APOIE , ou entre em Contato: 11 93221-5781 ou 11 4176-8600.