Por que precisamos investir na Educação para melhorar nosso país?

 

Conheça o PISA

O Programa Internacional de Avaliação de Alunos é uma rede mundial de avaliação de desempenho escolar e educação, realizado pela primeira vez em 2000 e repetido a cada dois anos.

É coordenado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), com vista a melhorar as políticas e resultados educacionais.

O exame é aplicado em todos os países-membro do órgão responsável e também em países parceiros, como o Brasil.

 

Como é a prova e o que este teste analisa?

O teste é feito em computadores, com duas horas de duração, num único dia. Nele, os alunos respondem questões objetivas e discursivas.

A prova analisa as habilidades de educação de alunos de 15 anos em relação à leitura, matemática e ciências. A cada nova edição, uma destas três disciplinas principais é escolhida como ponto principal a ser examinado.

O objetivo é ir além do que o estudante absorveu ou não do conteúdo dentro da sala de aula, também observar se ele é capaz de aplicar os conhecimentos fora da escola.

 

Comparação com outros países

Por meio deste teste acontece uma comparação dos níveis de aprendizagem dos diferente países, discutindo como os sistemas de ensino e educação podem fazer para melhorar seu desempenho.

 

Desempenho do Brasil no último PISA (2018) 

A última edição aconteceu em 2018, na qual participaram 600 mil estudantes de 15 anos de 80 países diferentes, com o foco em leitura, de diferentes instituições de ensino.

O Brasil, que participou desde a primeira avaliação em 2000, avaliou no ano passado  cerca de 13.000 estudantes,

por meio da coordenação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Mas, infelizmente, os resultados são preocupantes: 68,1% dos estudantes brasileiros estão no pior nível de proficiência em matemática e não possuem nível básico.

Em ciências, nenhum aluno conseguiu chegar ao topo da proficiência na área e 55% não atingiram o nível básico.

Sobre leitura e compreensão de texto, cerca de 50% dos alunos brasileiros não atingiram o mínimo de proficiência que todos os jovens devem adquirir até o final do ensino médio.

O Pisa 2018 revela que os estudantes brasileiros estão dois anos e meio abaixo dos países da OCDE em relação ao nível de escolarização de proficiência em leitura.

 

Por que o Brasil precisa investir em Educação?

O país tem uma dívida histórica com seu sistema educacional. Para saná-la, são necessários muito dinheiro e boa gestão.

O investimento em ensino de qualidade é importante porque está ligado diretamente com a capacidade que um país tem de investimento na indústria, já que teria mão de obra qualificada para tocar projetos de grande complexidade.

Além disso, os estudos mostram que injetar dinheiro na educação é colher mais qualidade de vida no futuro.

Na América Latina, por exemplo, das 111 milhões de crianças e adolescentes em idade de frequentar a escola, quase 14 milhões nem mesmo frequentam estes ambientes formais de ensino. Um dado que consta nas pesquisas de evasão escolar de 2014.

Existe ainda aqueles estudantes que, mesmo comparecendo, terminam o ensino fundamental sem ter a capacidade de interpretar um texto ou realizar as operações de matemática mais básicas.

Isso não somente limita as capacidades que ele poderá ter no mercado de trabalho, mas na vida como um todo.

 

Negligenciar a Educação afeta o desenvolvimento do país

Vivemos uma crise de aprendizagem, sendo que a aprendizagem traz benefícios como mais competitividade e crescimento do País, mais bem-estar social e prosperidade ao longo da vida.

Nem mesmo a nossa elite educacional atinge níveis razoáveis de aprendizagem comparados a outros países, como é o caso do Vietnã.

Educação insuficiente, desemprego, violência e criminalidade, escassez de moradia, saúde precária, falta de saneamento são alguns dos problemas sociais do país que tendem à piorar se a educação no Brasil não tomar um rumo diferente.

 

Investir em educação no Brasil é melhorar a qualidade de vida

A solução não é simplesmente investir um pouco mais ou muito mais, ou reduzir o número de alunos por sala. É necessário um plano consistente com comprometimento contínuo, porque se adiarmos isso, daqui a 25 anos o Brasil terá a mesma cara de hoje.

No entanto, o acesso à educação e ao conhecimento está longe de ser uma realidade para todos no Brasil. E é aí que entra a autuação de organizações civis (ONGs) que levam acesso gratuito à educação.

 

Atuação da IAM no acesso à Educação de crianças e adolescentes

A IAM está fazendo a sua parte por meio do Programa Geração de Futuro,  um novo modelo de trabalho executado por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e pautado nas ferramentas mais modernas para o desenvolvimento das crianças nas temáticas de fluência tecnológica, esportes, cultura e artes, empreendedorismo e inteligência socioemocional.

Dentro da IAM, as crianças e adolescentes têm acesso à uma educação que valoriza o conhecimento, incentiva a criação de uma cultura de solidariedade e visa a construção e fortalecimento de vínculos afetivos.

Vamos nos unir para garantir um futuro melhor na educação no Brasil!

Colaborando com a IAM você possibilita que educação de qualidade seja ofertada a centenas de crianças.

Torne-se um doador agora mesmo clicando aqui.