Por que fazer doar para Ongs que estão perto de você?

 

Entenda o que é uma ONG

As Organizações não governamentais (ONGs) são um tipo de entidade cada vez mais presentes no dia a dia dos brasileiros. As ações do poder público (prefeituras e governo) nem sempre são suficientes para suprir as necessidades de quem mais precisa de ajuda e, por isso, toda participação da sociedade civil conta e faz muita diferença nos resultados dos serviços de apoio comunitário prestados pelas ONGs.

 

O que é fazer parte de uma ONG?

Até 20 anos atrás, participar da sociedade era sinônimo de votar ou ser membro de um partido político.

Hoje, quem está insatisfeito pode entrar para uma ONG. Lá encontrará pessoas unidas por uma causa comum, lutando por ideais que consideram relevantes e, até por isso, focadas e especializadas nesses temas. Outro motivo é claro é praticar a solidariedade.

 

Até onde vai o poder das ONGs?

O poder de ação das ONGs é limitado. As ONGs não podem, e não devem, substituir o poder Estatal.

Pegue-se o exemplo do rio Tietê: “Jamais irá surgir uma ONG capaz de limpar o rio.

Ela não teria dinheiro nem autoridade política para isso”, diz Luiz Carlos Merege, coordenador do Centro de Estudos do Terceiro Setor da FGV.

Cabe à ONG protestar, organizar a sociedade, apresentar propostas, pressionar o governo e até associar-se a ele na execução do projeto.

 

ONGs vivem somente de doação?

Nem só de doações vivem essas organizações. E por isso vamos elucidar a seguir sobre as diversas formas que uma ONG tem de arrecadar doação para manter as suas atividades.

 

Doação de Pessoas Jurídicas

As empresas podem optar por fazer uma doação a uma determinada entidade ao invés de pagar o imposto para o governo. Esse é chamado “incentivo fiscal”, uma das formas que mais estimulam doações de pessoas jurídicas.

 

Doação financeira de pessoa física

Para que você doe existem diversas formas.

Por exemplo uma contribuição mensal para realização de projetos específicos, ou pode doar uma única vez, com um montante que desejar ou puder dispor naquele dado momento. Cada ONG trabalha de um modo.

 

Doações materiais

Nem só de dinheiro se vive uma ONG.

Muitos outros materiais podem ser reutilizados dentro das instituições como livros, brinquedos, roupas, alimentos, materiais de higiene e limpeza e muitos outros.

É sempre interessante entrar em contato com a ONG em questão para descobrir, nesse momento, qual é o material que eles estão mais precisando e assim ajuda-los com o que puder.

 

Voluntariado: Doe seu tempo e conhecimento 

Você também pode fazer parte do quadro de voluntários de uma ONG próxima à sua localidade.

Lembre-se: o que une as pessoas é a ideologia e a vontade de fazer o bem!

Os voluntários doam o que mais tem de precioso: o tempo e o conhecimento. Não são remunerados financeiramente, mas recebem a gratificação de fazer o bem sem olhar a quem.

 

Como doar sem colocar a mão no bolso e sem sair de casa?

Você também pode ajudar divulgando: compartilhando as ações das ONGS nas redes sociais, por exemplo. Dessa forma você contribui para que os atos e ações cheguem mais longe e alcancem mais pessoas, podendo trazer mais incentivadores.

 

Motivos para ajudar uma ONG perto de você

Um dos primeiros motivos que justificam a necessidade de investir em ONGs está relacionado a manter e dar continuidade à seus projetos.

Obviamente, o trabalho voluntário é essencial para que tudo aconteça, porém, não apenas por voluntários são compostas essas entidades.

Uma ONG funciona como uma verdadeira empresa, a grande diferença é que não tem fins lucrativos.

Dessa forma, seu progresso só acontece quando consegue manter em seu quadro funcionários dos mais diferentes cargos para atender diversas necessidades.

Mas além da parte prática, há também a questão humanitária quando falamos em investir em ONGs. Afinal, além de garantir a sobrevivência dessas entidades, sua participação é um incentivo para a evolução dos projetos, além de uma maneira de dizer a eles que aquela causa é válida, e que estão no caminho certo!

Além disso, há a sensação de dever cumprido, pois, ainda que não participe fisicamente, seu investimento financeiro é um dos motivos que permite com que inúmeras pessoas continuem a receber ajuda.

Com isso, você também passa a fazer parte da mudança na vida delas.

 

Acredite, ajude: doe!

Seu investimento irá colaborar para expansão dos projetos sociais. Ou seja, ainda mais pessoas poderão ser atendidas pela entidade.

Além disso, para garantir que seu investimento seja bem aproveitado, busque informações sobre a entidade, verificando seu histórico, credibilidade, projetos já realizados ou em andamento.

Concluindo, quando ajudamos uma ONG da região onde vivemos estamos cuidando para que a comunidade receba maior apoio humanitário e, consequentemente, tenha menos criminalidade, fome e miséria.

A IAM, por exemplo, realiza diversas ações, com o objetivo principal de transformar a sociedade através da educação.

Acreditamos que assim é possível impactar esta geração e formar cidadãos que terão como responsabilidade contribuir com as gerações futuras.

É este o nosso propósito: Transformação Social pela Educação. 

 

Quer ajudar? Entre em contato com a IAM e descubra como ser um agente transformador na nossa sociedade, seja realizando um trabalho voluntário, seja doando valores ou objetos; ou adquirindo  itens em nosso bazar.

Clique aqui para nos enviar uma mensagem ou clique aqui e faça uma doação agora mesmo.