A educação como agente transformador dos cidadãos
É inegável a importância da educação na formação dos indivíduos. Isso se deve não só à sua função de transmitir o conhecimento acumulado ao longo da história da humanidade como também na sua contribuição para a formação de cidadãos mais solidários, conscientes e preocupados com as próximas gerações. Veja como a educação exerce papel de agente transformador da sociedade nesse conteúdo da IAM.
A educação vai além do ensino das ciências biológicas, humanas e exatas tão fundamentais para o dia a dia e para que todos tenham suas profissões. É na escola também que são formados cidadão com senso crítico, com valores sólidos e que entendem o impacto das suas atitudes na sociedade. Quem tem acesso à uma educação de qualidade consegue ter o discernimento necessário para fazer questionamentos, olhar para fatos históricos de modo a compreender muitas coisas do presente, criar hipóteses e lidar com os fatos.
Ao mostrar para os jovens que o cidadão é reflexo das suas atitudes, a educação contribui para a formação de cidadão mais conscientes em relação ao meio ambiente e à solidariedade, por exemplo. Para que as pessoas se tornem mais solidárias e tenham empatia é essencial que essa sementinha seja cultivada desde cedo. Não podemos nos esquecer que os professores são uma espécie de modelo que as crianças se espelham. Por isso, é tão importante que seja incentivado dentro da escola práticas como o voluntariado, o envolvimento com causas sociais, etc.
No entanto, o acesso à educação está longe de ser uma realidade para todos no Brasil. E como tentar reverter esse cenário em que nem o básico é oferecido a todos? A chave para esta pergunta pode estar na atuação de Organizações da Sociedade Civil que atuam com foco em projetos sociais na educação. A IAM, por exemplo, possui um Centro Educacional proporcionar o Ensino Formal em período integral para crianças de 3 anos, e em meio período para as crianças de 4 a 10 anos matriculadas na entidade. Todas as crianças e famílias atendidas estão em situação de vulnerabilidade.
Dentro da IAM, as crianças e adolescentes têm acesso à uma educação que valoriza o conhecimento, incentiva a criação de uma cultura de solidariedade e visa a construção e fortalecimento de vínculos afetivos. Tudo é um ciclo alimentado pela educação. Quem possui melhores condições de vida se torna mais solidário quando esse senso de coletividade é trabalhado desde cedo dentro da escola e cresce tendo a consciência de que ajudar projetos sociais com esse foco ajuda a oferecer uma boa educação a pessoas que estão em situação de vulnerabilidade.
Você também acredita na educação como agente transformador da sociedade? Então junte-se a nós nesse esforço coletivo e ajude crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e econômica de São Paulo.
Clique aqui e Colabore com a IAM e auxilie na educação!