O impacto social, para a IAM, é o “termômetro” que avalia como as ações executadas na comunidade vêm melhorando a qualidade de vida das famílias atendidas.

Desde a criação oficial  da Instituição Assistencial Meimei, dezenas de novos projetos foram implementados em variadas frentes, mas tendo como foco principal o suporte social à crianças, adolescentes, famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade econômica ou social.

E neste último ano, em que o mundo enfrentou tantos transformações, a nossa atuação se fez ainda mais desafiadora. Tanto em termos de doações recebidas que, devido ao contexto da pandemia, caíram consideravelmente ( e que têm impacto direto no Bazar Usados do Bem, nossa principal fonte de recursos), quanto a procura de candidatos querendo atuar como voluntários ,que também diminuiu, dado o isolamento social necessário para garantir a segurança de todos.

Portanto, a nova realidade nos impôs, mais uma vez, a necessidade de nos reinventar, criando novos meios de auxiliar as comunidades e buscando alternativas que possibilitassem a continuidade dos nossos projetos. E com o intuito de apresentar os resultados do impacto social causado, a IAM vem desenvolvendo um Projeto de Avaliação.

Através dele, faremos um mapeamento de todo o território atendido até 2021 e como a população beneficiada por nossas ações se desenvolveu ao longo do tempo.

Também estão sendo feitos estudos do território no qual estamos inseridos, mas onde há uma parte da população ainda não atendida por nós para identificarmos as possibilidades de atuação que possibilite prestar o melhor auxílio também a estas famílias, dentro de suas necessidades.

No Projeto de Avaliação de Impacto Social, o nosso público poderá ter acesso a depoimentos de pessoas atendidas, contando sua própria percepção das ações da IAM em sua comunidade ou contexto familiar.

Também haverá depoimentos de trabalhadores voluntários que falarão sobre a sua experiência nos projetos da IAM. Afinal, o grande impacto social é sentido tanto por quem ajuda, quanto por quem é ajudado. É um resultado em que todos saem ganhando!

Os depoimentos trazidos são para ilustrar um pouco de todo o trabalho desempenhado pela instituição e, quem sabe, poderão inspirar mais pessoas que, ao terem contato com toda a transformação de que um trabalho social é capaz, encontrem a sua própria maneira de ajudar!

O Projeto de Avaliação de Impacto Social também ajudará a identificar pontos de melhoria, entender quais ações devem receber mais atenção, quais projetos poderão ser revistos e atualizados. Tudo isso de forma clara, transparente e acessível a todos!

Quer saber mais sobre o andamento do Projeto de Avaliação da IAM? Nos acompanhe em  nossas redes sociais Instagram e Facebook e fique por dentro!