banner tecnologia educacional

A tecnologia está  cada vez mais inserida em todas as esferas da sociedade, e isso não seria diferente nas escolas. Mesmo que com o menor recurso, com os professores mais tradicionais, o convívio é atravessado pela tecnologia. E até justificável, afinal os estudantes das novas gerações são os chamado “nativos digitais”, ou seja, grande parte não conheceu um mundo sem internet, celular, redes sociais etc.

Com as crianças tendo acesso a tecnologias cada vez mais cedo, seja para jogos, para séries ou interação com os amigos, é importante que o educador tenha a sensibilidade de inserir a tecnologia na educação.

 

 O que é tecnologia educacional?

Tecnologia educacional é a ideia de utilizar recursos tecnológicos nas aulas. Com o intuito de agregar para o ensino, dentro ou fora da sala de aula, condutas inovadoras que possam reforçar e tornar mais fácil o processo de aprendizagem e ensino. A aplicação da Tecnologia Educacional tem sido amplamente discutida em lugares além dos acadêmicos, os círculos sociais, mídia e em locais onde não têm sido visto com bons olhos.

Boa parte das críticas são pelo fato de muitos alunos não terem acesso à tecnologia, principalmente na

 

s escolas da rede pública, além de estudantes com renda familiar inferior.

Porém, o principal objetivo da tecnologia digital está ligado à aprendizagem que o uso dela possibilita. Não é necessário que a escola conte com os aparelhos mais modernos do mercado. Determinar a finalidade do uso da tecnologia durante as aulas é mais importante do que os recursos tecnológicos que serão utilizados para o ensino.

 

Nas últimas décadas, a maioria das esferas da sociedade experimentou a evolução da tecnologia. Evolução essa que traz mudança na comunicação, no trabalho, nas relações interpessoais, e consequentemente, no ensino e na forma de aprender.

A tecnologia educacional pode proporcionar diferente possibilidades na escola, como por exemplo:

– Amplia o acesso à informação;

– Torna mais fácil a comunicação da escola com o aluno e responsáveis;

– Automatiza os processos de gestão escolar;

– Estimula a troca de experiências;

– Aproxima o diálogo entre professor e aluno;

– Possibilita outras maneiras de interação;

– Melhora o desempenho acadêmico do aluno.

E, para além disso, existem muitas maneiras de manter a tecnologia educacional presente no aprendizado:

– Em dispositivos tecnológicos como a lousa digital, os tablets e mesas educacionais;

– Em aplicativos, jogos e os livros digitais;

– E ainda em outras opções como a realidade aumentada, os ambientes virtuais de aprendizagem e as plataformas de vídeos (YouTube, por exemplo).

A questão é que a tecnologia educacional ajuda a tornar diversas práticas e iniciativas realidade, como:

– Ensino híbrido;

– Sala de aula invertida;

– Gamificação;

– Personalização do ensino;

– Microlearning.

Nesse momento, é fundamental que o professor e o profissional da educação tenham muito bem definidos os recursos e ferramentas que melhor se adequam a realidade dos seus alunos, além de estabelecerem a forma mais interessante de utilizá-los durante as atividades pedagógicas.

 

Caso deseje doar entre em contato com nossa central de doações pelos números:

Clique no link – Whatsapp ou anota: 11 98943-2846 – Telefone: 11 4176-8600.