Carnaval para crianças

O Carnaval está chegando e normalmente nessa época seria época de pensar nas fantasias das crianças,

cair na folia e curtir os dias de festa.

Mas não este ano. Por conta do aumento de números de casos de Covid-19 no Brasil, uma consequência do avanço da variante Ômicron, afinal, essa cepa dominante do Corona vírus é mais transmissível que as outras e em eventos assim  as chances de contaminação aumentam.

Por esse motivo, os tradicionais bloquinhos de rua de muitas cidades como Salvador e Olinda, as cidades com os maiores carnavais do país, foram canceladas, assim como em outras cidades.

Já os tradicionais desfiles das escolas de samba de São Paulo, por exemplo, foram adiados, e devem acontecer no feriado de Tiradentes, no dia 21 de abril.

Entretanto, a data permanece, o ponto facultativo em algumas empresas também, então, a dúvida que fica é: como aproveitar esses dias sem aglomerar?

O que fazer no feriado de Carnaval?

 

 1 – Faça seu próprio baile de Carnaval

Escolha um local (pode ser a garagem, a sala de casa ou o jardim), não importa qual, o que vale é ter espaço para as pessoas dançarem a brincarem. Pense também na decoração, abuse das cores, brilhos e criatividade e inclua as crianças nos preparativos, com certeza eles vão adorar ajudar na decoração da festa. Prepare um cardápio bem gostoso que combine com o tema, aperitivos leves e bebidas refrescantes. É importante brincar e se manter hidratado durante a folia, não é mesmo?!

Organize atividades e brincadeiras: pode ser um desfile, dança das cadeiras, deixe a imaginação te levar. E, claro, festa tem de ter música, pense numa playlist bem carnavalesca com marchinhas, samba e muito mais. E por último, porém, importantíssimo: NÃO ESQUEÇA A FANTASIA! Pode ser improvisada ou super elaborada, o que importa é a criatividade e a diversão.

 

2 – Vá curtir a natureza

Vá com a sua família para um sítio, chácara, um local com piscina e muito verde e aproveite esses dias para relaxar longe da aglomeração e num local tranquilo e em contato com a natureza.

 

Mas, afinal, como o Carnaval, uma das festas mais populares, chegou por aqui?

Carnaval é a maior festa popular do Brasil, é uma festa móvel, e tem sua data determinada pelos critérios que definem a Páscoa. Portanto, uma vez que o dia da Páscoa é estabelecido, são definidos os dias do Carnaval. A Terça de Carnaval acontece 47 dias antes da Páscoa.

O Carnaval foi trazido para o Brasil pelos colonizadores portugueses. Eram brincadeiras em clima de zombaria pública e era muito comum até o século XIX. Elas antecediam o início da Quaresma.

Com o passar dos anos, a elite foi trocando a brincadeira pelo baile de máscaras. Ao longo do tempo, os bailes foram se popularizando e sociedades carnavalescas foram sendo criadas, e assim os eventos foram levados para as ruas. Começava assim o costume de se mascarar durante o carnaval.

Essas sociedades começaram a desfilar publicamente e a partir do século XX o envolvimento popular com a festa ajudou a consolidar ritmos com influência africana no Rio de Janeiro. Dessa forma, na década de 1930 o samba e os desfiles de escolas de samba se tornaram elementos fundamentais do nosso Carnaval.

Gostou das dicas da IAM para curtir esse feriado em segurança?

Aproveite e registre esses incríveis momentos e marque a IAM nas redes sociais.