No mês das mulheres conheça 5 mulheres que mudaram o curso da educação no Brasil

Em 08 de março é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Uma data na qual relembramos diversas conquistas realizadas por grandes mulheres. Sabemos que são inúmeras as referências femininas que tiveram seus nomes gravados na história.…

INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO

INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO De acordo com o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), a educação é um direito assegurado por lei. Assim, “a criança e o adolescente têm direito à educação, visando o pleno desenvolvimento de sua…

DEFINA SUA IDEIA DE NEGÓCIO E DIFERENCIAL

DEFINA SUA IDEIA DE NEGÓCIO E DIFERENCIAL Empreender no Brasil é um caminho buscado por muitos profissionais, mas também pode ser um grande desafio. Afinal, no mundo dos negócios é preciso definir o ramo empresarial, a abordagem para…

Privação extrema no Brasil e como ela potencializa as vulnerabilidades das crianças

A privação extrema de recursos é um dos principais fatores impeditivos para que crianças e adolescentes tenham um desenvolvimento saudável e condições para um futuro favorável. Mas quais são as alternativas para transformar essa realidade…

Educação e violência: Como os investimentos em educação impactam o cenário da violência no Brasil

A educação pode minimizar e até evitar diversos problemas sociais, entre eles a violência. Neste conteúdo exclusivo da IAM, você vai entender de que maneira os investimentos na área educacional podem diminuir o índice de violência.…

O que podemos esperar da educação em 2023?

Mais um ano letivo acaba de começar e com ele surgem, por parte de pais e educadores, a pergunta: o que podemos esperar da educação pelos próximos meses? Confira neste conteúdo da IAM os principais desafios do setor para 2023.   Os…

Educação interrompida

Educação interrompida: Como a evasão escolar afeta a garantia dos direitos de mais de 1 milhão de crianças no Brasil Crianças e jovens que vivem na linha da pobreza têm seus direitos básicos ameaçados constantemente. Acesso à saúde…

Apoio da Prefeitura de SBC por meio de Emenda Parlamentar ajuda a IAM na promoção de uma alimentação mais saudável e completa para as crianças.

Uma boa alimentação é fundamental em todas as etapas da vida, e uma boa alimentação na infância é ainda mais importante, por isso, a IAM está sempre me busca de parcerias que colaborem com a instituição na promoção de uma alimentação…

Personalidades Brasileiras: Paulo Freire

IAM – Personalidades Brasileiras: Paulo Freire Uma das maiores personalidades brasileiras na área educacional, Paulo Reglus Freire, ou Paulo Freire como ficou conhecido, foi um revolucionário que deixou um importante legado não só para…

Identidade Cultural, o que ela diz sobre nós?

  Todos nós buscamos nos integrar ao lugar onde pertencemos, buscando nos reconhecer como semelhantes àqueles que conosco convivem. A esse comportamento chamamos de identidade cultural, mas você sabe como é possível ajudar as nossas…

O que é representatividade e qual a sua importância na educação das crianças?

O que é representatividade e qual a sua importância na educação das crianças?   Você já ouviu falar em representatividade? Provavelmente, sim. Esse termo vem sendo muito discutido nos últimos anos, mas há ainda pessoas pouco…

7 razões para doar para a IAM

IAM – 7 razões para doar para a IAM Doar para instituições assistenciais proporciona, sem dúvidas, muitos benefícios para quem recebe. Mas você sabia que quem doa, além da sensação de bem-estar por ajudar, também colhe os frutos…

As reflexões que o Natal traz que podemos compartilhar com as crianças

IAM - As reflexões que o Natal traz que podemos compartilhar com as crianças O Natal está chegando e sempre nos traz reflexões importantes. É neste momento que muitos de nós pensamos sobre união, amor e paz e é também uma boa oportunidade…

Entenda os benefícios de brincadeiras ao ar livre para as crianças

Estar em contato com a natureza é importante em todas as fases da vida, mas é principalmente na infância, durante a primeira descoberta do cheiro de terra molhada, dos castelos de areia e das primeiras ondinhas do mar que as crianças começam…
Transmitir valores como solidariedade para as crianças é, com toda certeza, uma das maneiras mais eficientes de educá-las.

Como explicar e incentivar atos de solidariedade nas crianças?

Como explicar e incentivar atos de solidariedade nas crianças?   Transmitir valores como solidariedade para as crianças é, com toda certeza, uma das maneiras mais eficientes de educá-las. É assim que se formam cidadãos mais…

5 características de um bom empreendedor que podemos desenvolver nas crianças

5 características de um bom empreendedor que podemos desenvolver nas crianças   Quem disse que empreender é coisa só pra gente grande? Incentivar essa habilidade nas crianças pode ajudá-las a crescerem mais seguras, terem visão…

Agenda ESG: o que é e qual sua importância para as empresas

Agenda ESG: o que é e qual sua importância para as empresas Embora não seja um conceito tão recente, nos últimos tempos muito se tem falado sobre a agenda ESG, principalmente no contexto corporativo. Neste artigo da IAM, você vai saber…
ilustracao artigo

5 características de um bom empreendedor para desenvolver nas crianças?

Quem disse ser empreendedor é coisa só pra gente grande? Incentivar essa habilidade nas crianças pode ajudá-las a crescerem mais seguras, terem visão estratégica e mais clareza sobre  seus objetivos futuros, como a escolha da profissão…
Ilustrar artigo

O que é projeto de vida ?

O que é projeto de vida ? Amadurecer e tomar decisões importantes pode ser desafiador em qualquer momento da vida, ainda mais entre a adolescência e os primeiros anos da vida adulta. Por isso, muito se tem discutido sobre projeto de vida…

Identidade Cultural, o que ela diz sobre nós?

Todos nós buscamos nos integrar ao lugar onde pertencemos, buscando nos reconhecer como semelhantes àqueles que conosco convivem. Esse comportamento chamamos de identidade cultural, mas você sabe como é possível ajudar as nossas crianças…

Dicas para tornar a Copa do Mundo 2022 inesquecível para as crianças

A Copa do Mundo 2022, no Qatar, se aproxima e deixa as crianças animadas para torcerem. Por isso, neste artigo vamos te mostrar não só dicas para preparar os pequenos para torcida como também as lições pra vida que elas podem aprender…

EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA CRIANÇAS

Embora a educação financeira ainda seja um assunto pouco discutido, não podemos negar que quanto mais cedo aprendemos a administrar o nosso próprio dinheiro, mais familiaridade desenvolvemos com o assunto e maior será a nossa estabilidade…

Protagonismo social e sua relação com a educação

Se apropriar das escolhas que regem sua própria vida, participar ativamente de discussões coletivas e assumir decisões: o que essas iniciativas têm em comum? Todas essas definições dizem respeito ao protagonismo social. Neste conteúdo…

Entenda o empreendedorismo e sua relação com o futuro do trabalho

Segundo uma pesquisa realizada pela GEM (Global Entrepreneurship Monitor), o Brasil ocupa a 7ª posição no ranking global de líderes empreendedores, tendo subido seis posições em comparação ao lugar ocupado em 2020. Mas o que será…

Quais são os limites para o uso das redes sociais na infância?

As crianças desta geração já nasceram sob o advento da internet, o que torna o universo digital algo natural para eles. Porém, sabemos que o excesso de tempo nas redes sociais causa malefícios, além de poder colocar em risco crianças…

A  importância de uma boa alimentação para o desenvolvimento das crianças

IAM – A  importância de uma boa alimentação para o desenvolvimento das crianças Fundamental em todas as etapas da vida, uma boa alimentação na infância garante o desenvolvimento saudável dos pequenos. Quer entender a importância…

Autoconhecimento nas crianças

Como trabalhar o autoconhecimento nas crianças Acolher os próprios sentimentos e reconhecê-los é um desafio para todos nós, mas principalmente para as crianças, que ainda não sabem lidar com o que sentem. Por isso, ajudá-las a desenvolverem…

Comunicação Não Violenta

IAM - Entenda o que é comunicação não violenta Todo pai ou mãe sabe que se comunicar com os filhos é uma verdadeira arte. Nem sempre é fácil pedir que as crianças cumpram algum dever como tomar banho, fazer a lição de casa,  arrumar…

Três países que apostaram na educação para mudar gerações

Transformação da realidade: conheça três países que apostaram na educação para mudar gerações Muito se fala sobre a importância da educação e como ela é um poderoso instrumento de transformação de uma nação. Isso porque…
3 Leis que protegem as crianças

3 Leis que protegem as crianças

3 Leis que protegem as crianças Assim que chega ao mundo, um bebê já tem os seus direitos humanos assegurados. E seja qual for o tipo de vínculo que exista com esta criança, é dever de todos nós assegurar que tais direitos sejam respeitados.…
dia mundial do meio ambiente

Dia mundial do meio ambiente

Hoje, 5 de junho, é o momento de celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente. E nada melhor do que refletir sobre quais têm sido as nossas práticas de preservação e buscar alternativas para proteger o meio ambiente. Quer saber como? Confira…

A riqueza escondida no lixo

Lixo é luxo, quem nunca ouviu essa frase? Afinal, ressignificar objetos dando uma nova cara ou função é uma atitude consciente e sustentável. Vamos descobrir neste conteúdo da IAM como o reaproveitamento criativo de utensílios pode resultar…
REDESCOBRIR O BRINCAR

REDESCOBRIR O BRINCAR

REDESCOBRIR O BRINCAR Quem não ama poder brincar, sorrir e se divertir? Hoje, 28 de maio, é celebrado o Dia Mundial do Brincar e a IAM nos convida a refletir, sobretudo em tempos tão desafiadores,  sobre a necessidade de descobrir e…
O que o ato de danças provoca nas crianças

O que o ato de dançar provoca nas crianças

Desde muito cedo, descobrimos o poder de nossos próprios movimentos. O bebê, a cada nova descoberta sobre seu corpo, se encanta; quando percebe a capacidade de “dar tchau” e realizar alguns movimentos como sentar, engatinhar e andar. E,…
Dia Internacional da Familia

Dia internacional da familia

Neste domingo, dia 15 de maio, é celebrado o Dia Internacional da Família. A data, instituída pela Organização das Nações Unidas, visa promover iniciativas que beneficiem as famílias em suas condições e modos de vida. E para celebrar…
1 de maio Dia do trabalho

1 de maio Dia do trabalho

Crescer não é fácil! Ao chegarmos à idade adulta, nos vemos cercados de inúmeras responsabilidades: contas a pagar, cuidados com a casa, com a saúde, estudos, compromissos sociais e muito trabalho, que, em geral, ocupa grande parte do…
A arte de renovar objetos

A arte de renovar objetos

A arte de renovar objetos   A todo o tempo somos bombardeados por sugestões de consumo. Seja pelas redes sociais ou pelas propagandas na TV, somos persuadidos sobre quais marcas vestir, onde morar, qual carro dirigir, qual celular…

Carnaval para Crianças

Carnaval para crianças O Carnaval está chegando e normalmente nessa época seria época de pensar nas fantasias das crianças, cair na folia e curtir os dias de festa. Mas não este ano. Por conta do aumento de números de casos de…
Em tempos de guerra, como falar com as crianças sobre paz?

Em tempos de guerra, como falar com as crianças sobre paz?

Nos últimos meses, o mundo todo tem acompanhado a invasão russa pela Ucrânia, que já tem milhares de vítimas entre civis e militares. Diante de conflitos dessa dimensão, muitos pais e educadores têm a seguinte dúvida: como falar sobre…
Como os jogos de tabuleiro podem contribuir para o aprendizado?

Como os jogos de tabuleiro podem contribuir para o aprendizado?

Como os jogos de tabuleiro podem contribuir para o aprendizado? Além de momentos de lazer e diversão, você sabia que os ajudam no desenvolvimento de várias habilidades importantes nas crianças? Saiba mais neste conteúdo da IAM. Como…